Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

sexta-feira, 4 de junho de 2021

ONU constata uso de armas químicas por parte da Síria em 17 ocasiões

Uma investigação recente, conduzida pela ONU (Organização das Nações Unidas), constatou que em ao menos 17 ocasiões a Síria fez uso de armas químicas. No total, 77 casos foram investigados, segundo a Associated Press

Em setembro de 2013, a Síria foi pressionada pela Rússia, sua principal aliada, a aderir à Convenção de Armas Químicas. O presidente Bashar al-Assad disse, um ano depois, que havia destruído todo seu arsenal químico. Até hoje, porém, a OPCW (Organização para Proibição de Armas Químicas, da sigla em inglês) não confirmou a informação.

O presidente sírio Bashar Al-Assad em visita à Armênia, em junho de 2009 (Foto: Divulgação/PanARMENIAN Photo/Davit Hakobyan)

Recentemente, a OPCW solicitou, em duas ocasiões, acesso ao país árabe para confirmar a informação de al-Assad. Não houve resposta. “Decidi adiar a investigação até segunda ordem”, disse Fernando Arias, investigador do Conselho de Segurança da ONU, que classificou a situação como “perturbadora”. 

Em meio à disputa, a Rússia não tem poupado críticas à OPCW, a quem acusa de agir conforme o interesse das nações ocidentais. Na visão dos russos, as investigações conduzidas pela entidade são repletas de “erros técnicos e factuais” e baseadas em informações provenientes de fontes opositoras ao governo sírio. 

O post ONU constata uso de armas químicas por parte da Síria em 17 ocasiões apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox