Soldados da Eritreia têm “controle efetivo” sobre partes da região de Tigré, no norte da Etiópia, afirmou o relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) Mohamed Abdelsalam Babiker, nesta terça (22).
“A Eritreia tem um controle eficaz sobre a região de Tigré, especialmente nos campos de Hitsats e Shimelba”, disse o especialista ao Conselho de Direitos Humanos, citando locais onde é comum a presença de refugiados eritreus.
Segundo ele, muitos dos refugiados que viviam na região estão agora desaparecidos, e é necessário realizar uma investigação completa para apurar os fatos. O documento enviado pelo relator aponta uma série de violações, como execuções sumárias, sequestro e desaparecimento de refugiados. A grande maioria teria sido cometida por soldados eritreus em Tigré.
As tropas eritreias estão em Tigré desde novembro, quando o governo etíope lançou uma ofensiva em resposta à “desobediência civil” por parte da TPLF (Frente de Libertação do Povo Tigré), partido político que controla a região e tem um grupo paramilitar a seu lado.
Addis Abeba negou a presença do país vizinho no território em conflito por meses. A confirmação, porém, veio em março, quando o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed garantiu a retirada dos soldados de Tigré – o que ainda não aconteceu.
Agraciado com o Nobel da Paz em 2019, Ahmed foi o responsável por aproximar Etiópia e Eritreia após 20 anos de confrontos. Mas o acordo de paz não reduziu as diferenças entre os eritreus e a TPLF, que continuaram adversários.
Nas eleições realizadas nesta segunda (21), Ahmed rejeitou as alegações de violência sexual e crimes de guerra na região. Tigré foi excluída das eleições por “alta insegurança”. Mais de 2 milhões de pessoas já se deslocaram desde o início dos conflitos.
O post Eritreia tem controle efetivo sobre partes de Tigré, afirma especialista da ONU apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos