Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

terça-feira, 22 de junho de 2021

Oficiais de Taiwan deixam Hong Kong após exigência sobre compromisso de ‘uma só China’

Taiwan determinou a retirada de todos os funcionários de seu escritório comercial em Hong Kong, no domingo (20). A decisão foi tomada porque o governo local exigiu que todos assinassem um termo de compromisso com o princípio “uma só China” para a renovação dos vistos. Eles recusaram.

Apenas um oficial permaneceu no escritório, e agora ele é a única presença diplomática de Taiwan em Hong Kong, conforme apurou o “The Guardian”. Divergentes em termos políticos, a ilha rejeita o princípio “uma só China” e reivindica sua independência de Beijing.

Em comunicado, Taiwan classificou as imposições do governo honconguês para o pedido de visto como “irracionais”. “Como resultado, nossa equipe não pode continuar em seus cargos”, disse o documento.

Oficiais de Taiwan deixam Hong Kong após exigência sobre compromisso de 'uma só China'
Da esquerda para direita, bandeiras da China, Taiwan e Hong Kong (Foto: Divulgação/Freepik/Patara)

Taiwan acusa os governos de Hong Kong e da China de “criar obstáculos” a partir do princípio de unificação chinesa e afetar a operação de seus cidadãos no escritório do território autônomo. “Nos recusamos a forçar nossa equipe a assinar o compromisso de ‘uma só China’ sob pressão política injustificável”, diz o comunicado.

A saída aprofunda o desgaste nas relações entre o governo chinês e Taiwan. O Partido Comunista Chinês tem a ilha como uma “província rebelde”, enquanto os taiwaneses defendem sua independência e dizem que nunca foram governados pela sigla única.

Saída anunciada

Em maio, Hong Kong fechou seu escritório em Taiwan, acusada de apoiar os ativistas pró-democracia. A medida ocorreu após o ministro das Relações Exteriores Joseph Wu classificar o movimento contrário ao domínio de Beijing no território como “lutadores pela liberdade”. “Danos irrecuperáveis”, disse o governo honconguês.

Em entrevista à plataforma de mídia suíça SwissInfo, o chefe do Conselho de Assuntos do Interior de Taiwan, Chiu Tai-san, afirmou que o escritório no território manterá as operações, mas que a ilha tomará as “medidas necessárias” caso a presença seja “ainda mais comprometida”. O governo honconguês não se pronunciou sobre o assunto.

O post Oficiais de Taiwan deixam Hong Kong após exigência sobre compromisso de ‘uma só China’ apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox