Um confronto entre forças governamentais e o Taleban terminou com a morte de ao menos 24 soldados afegãos e cinco policiais na quarta-feira (17), de acordo com o jornal The New York Times.
O exército do Afeganistão e os jihadistas entraram em conflito pelo controle do pequeno distrito de Dawlat Abad, na província de Faryab. “Quando o Taleban chegou a Dawlat Abad, seus homens cercaram e mataram os militares em menos de uma hora”, disse Mohammad Hakim, comandante de uma milícia que conseguiu escapar do local.
Um contingente de aproximadamente 50 homens, entre militares e policiais, havia sido usado para assumir o controle do distrito. O choque inicial foi curto. Os jihadistas não resistiram por muito tempo e deixaram o local. Pouco depois, porém, um grupo muito maior de talibãs retornou e atacou os militares.
Entre os mortos está o major Sohrab Azimi, responsável por comandar os ataques aéreos que habitualmente garantem uma das poucas vantagens do exército sobre os talibãs. “Nós estamos de luto. O Taleban comemora. Isso machuca demais”, disse Ferdous Samim, amigo de Azimi.
A violência tem se intensificado no Afeganistão desde que os EUA adiaram a retirada de suas tropas para o dia 11 de setembro. A expectativa, porém, é de que o prazo seja apenas simbólico. As tropas estrangeiras aceleraram a saída do país, e a expectativa é de que esse processo esteja finalizado já no mês de julho.
Derrotas do exército
Sem a garantia de suporte norte-americano, cresce a incerteza quanto à capacidade de as forças nacionais conterem o avanço talibã. As vitórias dos jihadistas se acumulam, e o futuro do Afeganistão é incerto.
O país tem 34 províncias e cerca de 400 distritos. Desde que as tropas da Otan começaram a ir embora, no dia 1º de maio, há relatos de confronto em ao menos 80 distritos, sendo que 27 já foram dominados pelos jihadistas.
Na quinta-feira, o Taleban só perdeu o distrito de Shirin Tagab porque, após dias de confronto, seus combatentes ficaram sem munição. Mohammad Nader Sayedi, membro do conselho provincial de Faryab, conta que, mesmo assim, centenas de militares foram capturados, e veículos e armamentos do exército passaram para as mãos do inimigo.
No sul do país, a cidade de Gereshk foi dominada pelo Taleban, que aos poucos se aproxima da capital da província de Helmand. Nem os constantes ataques aéreos do exército afegão foram capazes de impedir a vitória talibã.
O post Emboscada do Taleban termina com a morte de ao menos 24 soldados afegãos apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos