Um relatório recente da empresa britânica Raja apontou que Índia, China e Indonésia são os três países que mais despejaram plástico nos oceanos em 2020.
Só a Índia, que lidera a lista, descartou cerca de 126,5 milhões de quilos de plástico nas águas. O peso equivale a mais de 250 mil golfinhos nariz de garrafa, uma das espécies mais comuns no oceano.
Em seguida está a China, que despejou mais de 70,7 milhões de quilos, e a Indonésia, com 56,3 milhões de quilos de plástico lançados em seus mares em 2020. O Brasil fechou o ano em 4º lugar por despejar 38 milhões de quilos de resíduos plásticos nos oceanos.
A diferença para o 5º e o 6ª lugares chama a atenção. Enquanto a Tailândia lança 22,8 milhões de quilos de plástico nos mares, o México descarta 3,5 milhões. O Egito, logo em seguida, deixa 2,5 milhões de quilos de resíduos plásticos escoarem para os oceanos.
Os últimos colocados da lista de dez países mais poluidores integram o G-7. São os EUA, com 2,4 milhões de quilos de plástico descartados desta forma, o Japão, com 1,8 milhão, e o Reino Unido, com 703 mil.
Produtor x poluidor
O posto de maior produtor de plástico do mundo, porém, pertence aos EUA. O país produz o dobro da quantidade de lixo plástico que a Índia – cerca de 42 bilhões de quilos –, mas apenas 2,4 milhões de quilos vão parar nos oceanos.
A maior parte dos resíduos vai para países com sistemas de gerenciamento inadequados – como a própria Índia – e outros locais com tratamentos mais avançados, incluindo Canadá, Coreia do Sul e Taiwan.
Só em 2018, os EUA exportaram 157 mil contêineres cheios de resíduos plásticos. A métrica equivale a cerca de 1,07 milhão de quilos de plástico, conforme a organização Plastic Pollution Coalition. Ao enviar os resíduos para o exterior, o país pode alegar que reciclou seus descartes.
O post Índia, China e Indonésia são os países que mais despejam plástico nos oceanos apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos