As forças da Arábia Saudita anunciaram nesta terça (22) que repeliram um novo ataque vindo dos rebeldes houthis, do Iêmen, na cidade de Khamis Mushait, no sudoeste do reino.
Um informe da emissora estatal saudita, acessado pela agência russa Sputnik, apontou que as defesas aéreas derrubaram um drone carregado de explosivos antes que chegasse à cidade.
A ofensiva teria sido semelhante à tentativa de ataque realizada no sábado, quando drones e barcos carregados de explosivos foram lançados em direção de Khamis Mushait, como reportou o jornal saudita Arab News.
A Arábia Saudita alega ser alvo regular de ataques de drones dos rebeldes houthis em seu próprio território. Ataques semelhantes têm ocorrido há meses, diz o exército saudita, que garante ter frustrado todos “com sucesso”.
Em nota, os Emirados Árabes Unidos instaram as organizações internacionais a tomar uma “posição imediata” contra o “desrespeito flagrante da milícia houthi”.
Os rebeldes intensificaram os ataques contra a Arábia Saudita desde que Washington incluiu o grupo em sua lista de grupos terroristas internacionais, em janeiro. Os houthis rejeitam a proposta saudita de cessar-fogo e exigem a abertura do espaço aéreo e dos portos do Iêmen.
A guerra do Iêmen começou no final de 2014, após o grupo rebelde houthi, alinhado ao Irã, expulsar o governo da capital Sanaa. Uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita interveio a favor dos antigos governantes, acusados de corrupção pelos militantes de oposição.
O conflito fez do Iêmen o país com a mais grave crise humanitária do mundo. Em meio aos confrontos, cerca de dois milhões de civis migraram para 140 alojamentos improvisados no meio do deserto. O acesso a alimentos e água potável é escasso.
O post Arábia Saudita consegue repelir ataque a bomba dos Houthis, dizem forças de Riad apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos