O sorteio para a Copa do Mundo de 2022, realizado na segunda (7) em Zurique, colocou o Kosovo em embate com três países que não reconhecem a sua independência. Geórgia, Grécia e Espanha serão os adversários do país no Grupo B das eliminatórias do campeonato no Catar.
Em um sorteio anterior, Kosovo foi selecionado para disputar as eliminatórias contra a Sérvia – com quem tem péssimas relações desde a guerra travada em 1998 e que separou o território.
Após sua declaração de independência, em 2008, o Kosovo possui o reconhecimento dos EUA e União Europeia. Sérvia e Rússia ainda reconhecem o território como sérvio.
As regras da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol, em inglês), no entanto, proíbem partidas entre países em conflito, como Armênia e Azerbaijão ou Rússia e Ucrânia. Assim, o sorteio foi refeito.
Entre os rivais que disputam uma vaga na Copa do Catar, a Espanha se opõe abertamente à independência de Kosovo. O reconhecimento abriria precedentes à Catalunha – região espanhola que tentou se emancipar do país em 2017 e onde há forte movimento separatista.
No comunicado das chaves, a UEFA disse que apresentará uma solução às partes, como a realização de jogos em países neutros e sem a exibição de bandeiras nacionais.
Kosovo entrou na UEFA em 2015 e passou a integrar a FIFA (Federação Internacional de Futebol) em 2016. O território disputou as primeiras eliminatórias da Copa do Mundo na Rússia, em 2018.
O post Para Copa de 22, Kosovo enfrentará três países que não o reconhecem apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos