A OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu nesta quarta (30) cuidado aos governos africanos para evitar a disseminação de novas mutações do novo coronavírus após a detecção de cepas distintas na África do Sul e na Nigéria.
As duas variantes da Covid-19 são diferentes daquela encontrada no Reino Unido, mas ambas são mais contagiosas que a primeira. Autoridades sanitárias dos dois países já investigam as mutações.
Embora seja comum haver mutações em vírus, gera preocupação ““aquelas com maior velocidade de transmissão ou níveis de patógeno”, disse em comunicado a diretora da entidade global de saúde para a África, Matshidiso Moeti, de acordo com o portal ONU News.
Há um esforço coletivo da OMS e dos Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças para o sequenciamento do genoma do vírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19.
As duas maiores potências africanas, Nigéria e África do Sul, identificaram 18 e 35 cepas do novo coronavírus, respectivamente.
Argélia, Botsuana, Burkina Faso, República Democrática do Congo, Etiópia, Quênia, Namíbia, Nigéria, África do Sul e Uganda respondem por 90% das novas infecções registradas no último mês no continente.
O número de casos de dezembro já se aproxima do até agora considerado pico da pandemia, em julho.
O post OMS alerta governos contra variante da Covid-19 na África do Sul e na Nigéria apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos