Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Analistas relatam ‘ciclo de exploração de trabalhadores migrantes’ na Itália

Após analisar por dez anos as condições de trabalho de imigrantes na Itália, um grupo de analistas ligado à ONU (Organização das Nações Unidas) constatou que o país europeu estabeleceu um perigoso “ciclo de exploração dos trabalhadores migrantes”. Nesta segunda-feira (11), os especialistas do Grupo de Trabalho Sobre Negócios e Direitos Humanos lançou um apelo ao governo italiano e aos empresários locais para que coloquem fim à exploração. 

Segundo os relatores de direitos humanos, uma série de abusos trabalhistas está sendo cometida na Itália. Milhares de migrantes vivem e trabalham em “condições desumanas”, sofrendo riscos para a saúde e a segurança.  

Os especialistas explicam que africanos e asiáticos trabalhando nos setores agrícola ou da indústria têxtil na Itália estão “presos num ciclo de exploração, de dívidas financeiras e de abusos de direitos humanos”.  

Imigrantes aguardam socorro de embarcação em meio ao Mar Mediterrâneo, em 2019 (Foto: Frontex/Francesco Malavolta)

O presidente do Grupo de Trabalho da ONU, Surya Deva, declarou que “governo e empresas precisam tomar ação decisiva e fornecer condições de trabalho decentes para todos os empregados” do país europeu.  

Os especialistas reconheceram, no entanto, os esforços do governo para acabar com o sistema de recrutamento ilegal conhecido como “caporalato”. Mas afirmam que “muitos trabalhadores em condições desumanas ainda não viram nenhuma mudança positiva em suas vidas”.  

O grupo visitou várias regiões, incluindo Roma, Puglia, Basilicata, Lombardia e Toscana, e notou a necessidade de as empresas respeitarem práticas de direitos humanos em toda a cadeira de produção e de operações.  

A visita dos especialistas coincide com a revisão do plano nacional sobre negócios e direitos humanos da Itália e com o encontro dos líderes do G20, que acontecerá em Roma entre os dias 30 e 31 de outubro. 

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

O post Analistas relatam ‘ciclo de exploração de trabalhadores migrantes’ na Itália apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox