Agora, os vendedores de rua têm a oportunidade de abrir mão das cópias baratas de tênis de grandes marcas que costumam oferecer ao público em Barcelona. Os manteros, como são chamados na Espanha, formaram uma cooperativa e criaram sua própria marca de tênis, a Top Manta.
“Sempre fomos criticados e perseguidos por vender cópias. Mas agora temos nossa própria marca”, disse ao jornal Guardian Lamine Sarr, porta-voz da Top Manta.
O primeiro modelo lançado é o Ande Dem (caminhando juntos, em tradução literal). A expressão é popular no dialeto Wolof, falado pela maioria dos vendedores de rua.
A marca também remete à história dos manteros. Manta refere-se à própria manta que eles estendem nas calçadas de Barcelona sob os objetos que são vendidos. E o logo, que também lembra uma manta, refere-se ainda às ondas marítimas, já que a maioria deles chegou à Europa pelo mar.
Inicialmente, as vendas não acontecerão nas ruas de Barcelona. Apenas 400 unidades foram produzidas em um primeiro momento, com o preço de 115 euros (R$ 708), e serão vendidas na loja da cooperativa, em Barcelona, ou pela internet. O dinheiro servirá para impulsionar a marca e ajudar as famílias dos manteros.
A cooperativa resolveu seguir um caminho diferente do das grandes marcas, cujos produtos são fabricados em países com mão de obra barata. Os produtos da Top Manta serão fabricados em Alicante, na Espanha, e no Porto, em Portugal. Segundo eles, é uma forma de reviver a produção artesanal de tênis contribuir com a produção responsável.
O post Vendedores de rua deixam as cópias de lado e criam marca própria de tênis apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos