Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

terça-feira, 15 de junho de 2021

Metade da população do Líbano depende de ajuda humanitária, alerta ONU

Pelo menos metade da população de 6,9 milhões do Líbano precisa de ajuda humanitária para viver, alertou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça (15).

A organização espera reunir US$ 300 milhões em recursos para socorrer cerca de 2 milhões de libaneses e migrantes em situação precária nos próximos oito meses.

A crise no país do Oriente Médio se aprofundou após a explosão no porto de Beirute, em agosto de 2020. Os efeitos da guerra da Síria e o impasse político sem expectativa de resolução não colaboram para as tentativas de reforma.

Metade da população do Líbano depende de ajuda humanitária, alerta ONU
Mãe e filha refugiadas caminham pela periferia de Beirute, no Líbano, em setembro de 2016 (Foto: Divulgação/European Parliament)

Com uma moeda desvalorizada, o poder de consumo caiu, e o país enfrenta uma hiperinflação. Entre os meses de abril de 2019 e 2021, por exemplo, o Índice de Preço do Consumidor subiu mais de 208%, com um aumento de 607% nos preços de alimentos e bebidas.

Enquanto isso, o desemprego afeta mais da metade da população, e os níveis de pobreza aumentaram 300% desde 2019. Estimativas apontam que o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 13,8% no ano passado.

Entre outubro e dezembro, quase um quarto dos libaneses não tinha o suficiente para a alimentação diária, estimou o Banco Mundial. Sem alimentos na mesa, os índices de crianças de seis meses a cinco anos com má nutrição só cresce.

A crise se estende desde a saúde, com a pandemia que impõe pressão extra no já precário sistema de saúde, até as Forças Armadas. O exército já pediu ajuda externa para manter as operações no Líbano.

O post Metade da população do Líbano depende de ajuda humanitária, alerta ONU apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox