O acordo de livre comércio fechado nesta quinta (10) entre Singapura e Reino Unido deve cobrir mais de US$ 30 bilhões em negócios bilaterais de bens e serviços, registrou o jornal “The Straits Times”, sediado na cidade-estado asiática.
A secretária de Estado do Reino Unido para o Comércio Internacional, Elizabeth Truss, assinou o tratado com o ministro do Comércio e Indústria, Chan Chun Sing, na sede do governo de Singapura.
Com a assinatura, os dois países permanecem em contato após a saída definitiva de Londres da União Europeia. A fusão também deve impulsionar um acordo para a economia digital, com previsão de lançamento em 2021.
O acordo já entra em vigor a partir de janeiro. Até novembro de 2024, os países não pagarão linhas tarifárias para exportações entre si. A partir de então, o negócio prevê a eliminação de 84% de impostos entre produtos exportados.
O negócio também aumentará o acesso ao mercado de alimentos asiáticos produzidos em Singapura, como bolinhos de camarão e anchovas crocantes picantes, disse Chan.
Além do acordo, Singapura e Londres se comprometeram em concluir os planos de proteção e investimento. As medidas devem ser implantadas assim que o acordo de livre comércio entrar em vigor.
Truss ainda manifestou interesse em aderir ao CPTPP (Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica, em inglês), tratado apoiado e acolhido pelo governo de Singapura.
Singapura é o maior parceiro comercial e de investimento do Reino Unido no sudeste asiático. Londres, por sua vez, figura na terceiro posição entre os principais parceiros de Singapura em transação de bens.
O post Singapura e Reino Unido fecham acordo de livre comércio pré-Brexit apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos