Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Forças curdas libertam 120 famílias sírias em campo do Estado Islâmico

As forças curdas libertaram, nesta segunda (16), cerca de 120 famílias do campo da cidade de Al-Hol, ao nordeste da Síria. Parte dos prisioneiros tinha ligação com o Estado Islâmico.

Esse deve ser o primeiro grupo de libertos até que todos os 25 mil cidadãos sírios deixem o local, disse o funcionário do governo curdo, Sheikmous Ahmed. Do número total, estima-se que 17 mil sejam crianças.

A saída é voluntária e vem na esteira do anúncio de libertação de todos os 25 mil cidadãos sírios do local, em outubro. O objetivo da anistia geral é diminuir a pressão sobre as autoridades que mantêm o campo.

“Administrar o campo se tornou um fardo financeiro e de segurança ao governo”, disse a funcionária curda, Ilham Ahmed, à Associated Press.

Forças curdas libertam 120 famílias em campo Al-Hol na Síria
Crianças esperam mantimentos no campo de Al-Hol, ao nordeste da Síria, em abril de 2020 (Foto: Unicef/Deil Souleiman)

Com condições precárias de higiene e saúde, os moradores vivem sob a sombra da violência e insegurança.

De acordo com o Conselho Democrático Sírio, ao contrário das libertações anteriores, a ação não exige acordos com as comunidades árabes locais às quais pertencem os detidos.

Estima-se que o campos também abriguem cerca de 30 mil iraquianos – a maioria crianças –, e outros 10 mil estrangeiros, que deverão retornar ao país de origem após a assinatura de acordos próprios.

O número de detidos cresceu após a transferência de famílias de combatentes do Estado Islâmico e apoiadores do grupo ao local.

Partes da província de Deir el-Zor estão sob o controle do governo sírio, enquanto outras permanecem sob a guarda do Estado Islâmico. O grupo extremista segue ativo em bases adormecidas nos desertos da Síria e Iraque.

As tropas curdas já libertaram cerca de dois mil estrangeiros na última semana, supostamente ligados a atividades terroristas do EI.

O post Forças curdas libertam 120 famílias sírias em campo do Estado Islâmico apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox