A aprovação esmagadora do Senado do México ao projeto de legalização da maconha, nesta quinta (19), abre caminho para a criação do maior mercado legal de cannabis no mundo.
Na votação, 82 dos 128 senadores concordaram sobre a legalização do consumo da maconha no país, marcado pela violência entre cartéis de drogas. Agora, os legisladores buscam o apoio da Câmara, que deve votar o projeto em dezembro, informou a Reuters.
O projeto defende a redução da criminalidade vinculada ao tráfico de drogas. Se for aprovada sem mudanças, a lei permitirá que os usuários carreguem até 28 gramas de maconha sem criminalização.
A permissão de cultivo de até quatro plantas em locais privados também está em pauta. Além disso, empresas autorizadas poderão vender a erva a adultos, desde que respeitem níveis máximos de ingredientes psicoativos.
Entre as proibições da lei está dirigir após ter ingerido a droga e a venda e uso da erva a crianças.
O consumo de maconha é um tema de discussão recorrente no México. O uso para fins medicinais é permitido desde 2017. Em 2018, a Suprema Corte decidiu que o país deveria autorizar o consumo recreativo da cannabis.
Antes da votação do Senado, políticos como a ministra do Interior, Olga Sánchez, pediram a legalização e o regulamentação do comércio de maconha no país.
O presidente Andrés Manuel López Obrador não se opôs ao projeto, apesar de ter evitado apoiá-lo em suas manifestações públicas. Seu partido, Morena, no entanto, apoiou a iniciativa. Assim como no Senado, a sigla detém a maioria nas duas Casas.
O post Com aval do Senado, México abre caminho para mercado legal de maconha apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos