Uma ação de dispersão de imigrantes acampados na Praça da República, no centro de Paris, na segunda-feira (23), terminou em conflito. O registro foi da agência France24.
Imagens registram policiais franceses agredindo voluntários enquanto ajudavam migrantes a recolher as cerca de 500 barracas no local. Segundo as autoridades, o acampamento era ocupado em sua maioria por afegãos e não tinha permissão para funcionar.
Nos vídeos que circularam pelas redes sociais, a polícia usa gás lacrimogêneo contra manifestantes e chega a pegar barracas – muitas ainda com pessoas dentro – para provocar os protestos de migrantes.
Os militares ainda zombam dos voluntários que auxiliam os recém-chegados. “Eles são muito violentos. Nós só queremos um telhado”, disse um dos imigrantes afegãos de 34 anos.
As cenas logo chegaram ao Palácio do Eliseu. Em um pronunciamento na terça, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, pediu uma investigação sobre a atuação dos militares. “As imagens são chocantes”, disse ele no Twitter.
O acampamento na Praça da República, uma das mais famosas e local de grandes manifestações em Paris, surgiu uma semana depois da desintegração de outro campo improvisado de imigrantes nos arredores do Estádio Nacional.
Por sua localização, Paris é um ponto-chave na rota dos migrantes europeus. Há tendas ao redor de toda a cidade e as ações de desintegração são frequentes.
A França, assim como Itália e Grã-Bretanha, têm uma postura mais dura em relação aos migrantes desde a eclosão dos conflitos na Síria, em 2011, que gerou uma crise de migração em toda a Europa.
O post Desintegração de campo de imigrantes termina com violência policial em Paris apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos