Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site do jornal The Washington Times
Por Joseph DeTrani*
Embora o comércio bilateral dos EUA com a China em 2022 tenha aumentado para um recorde de US$ 690,6 bilhões, as relações bilaterais se deterioraram ao nível mais baixo desde a normalização das relações em 1979. Pode-se argumentar que entramos em uma Guerra Fria com a China.
Aeronaves militares chinesas continuam violando a Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan, com a recente incursão de 21 aviões de guerra J-10 e J-16 e quatro embarcações chinesas perigosamente perto da costa de Taiwan. O cancelamento da visita do secretário de Estado Antony Blinken à China devido à incursão de um balão de vigilância chinês derrubado após sobrevoar os EUA por vários dias e a relutância da China em se desculpar ou atender ao telefone quando o secretário de Defesa Lloyd Austin tentou entrar em contato seu homólogo chinês, Wei Fenghe, contribuiu para uma desconfiança ainda maior entre os EUA e a China.
O apoio contínuo da China à Rússia em sua guerra com a Ucrânia e informações de inteligência indicando que a China estava considerando o fornecimento de armas à Rússia, apesar da proposta de paz de 12 pontos da China – que negligenciou o fato de que foi a Rússia que invadiu a Ucrânia e anteriormente tomou a Crimeia e outros territórios no leste da Ucrânia sem mencionar ajuda para a reconstrução de uma Ucrânia devastada – colocaram mais destaque na China e em suas verdadeiras intenções em apoiar a guerra da Rússia na Ucrânia. De fato, esses desenvolvimentos e a recente visita de Estado à China do presidente belarusso Alexander Lukashenko, um aliado do presidente russo Vladimir Putin, contribuíram para uma profunda desconfiança nos EUA e na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em relação às verdadeiras intenções da China.
Na recente conferência do G20 em Nova Délhi, o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, e seu colega russo, Sergey Lavrov, se opuseram a dois parágrafos em um comunicado de consenso proposto. Curiosamente, o segundo parágrafo do comunicado ao qual a China se opôs não mencionou a Rússia ou a Ucrânia; citou os princípios das Nações Unidas sobre direito humanitário internacional, “incluindo a proteção de civis e infraestrutura em conflitos armados” e proibindo “o uso ou ameaça de armas nucleares”.
Essas e outras questões com a China — a repressão dos uigures em Xinjiang, a lei de segurança nacional imposta a Hong Kong, a militarização de ilhas e recifes no Mar da China Meridional, a assertividade nas águas ao redor das Ilhas Senkaku, o roubo de propriedade intelectual e a fusão civil-militar – contribuíram para uma desaceleração exponencial nas relações EUA-China .
A resposta dos EUA foi poderosa. A Huawei Technologies foi colocada em uma lista de restrições em 2019, impedindo a maioria dos fornecedores dos EUA de enviar mercadorias e tecnologia para a Huawei, ao mesmo tempo em que aperta os controles para restringir a capacidade da Huawei de comprar ou projetar chips semicondutores usados na maioria de seus produtos. A recente decisão do Comitê de Relações Exteriores da Câmara de proibir efetivamente o TikTok em todos os dispositivos móveis nos Estados Unidos é outra ação tomada pelos EUA para abordar os esforços da China para espionar os americanos. Na semana passada, o Departamento de Comércio mirou em 28 empresas e indivíduos chineses que representam riscos potenciais à segurança nacional. Provavelmente haverá mais sanções primárias e secundárias impostas a entidades chinesas que negociam diretamente ou por meio de terceiros com entidades sancionadas na Rússia, Irã e Coreia do Norte.
Na semana passada, o Comitê Seleto da Câmara sobre Competição Estratégica entre os EUA e o Partido Comunista Chinês (PCC) convocou sua primeira reunião aberta para aprofundar a competição econômica e de segurança com o PCC.
Tudo isso ocorre no momento em que a China , em 5 de março, convocou seu Congresso Nacional do Povo anual – sua legislatura nacional de carimbo que endossará as decisões tomadas no Congresso do Partido Comunista Chinês de outubro de 2022: garantir um terceiro mandato para Xi Jinping como presidente, nomear o primeiro-ministro Li Qiang e outros funcionários do partido leais ao Sr. Xi para o Conselho de Estado e ao Gabinete da China. E, em seu primeiro dia, o primeiro-ministro Li Keqiang expôs as prioridades econômicas da China e um novo orçamento em um relatório de trabalho do governo que incluía planos para mais gastos com Defesa, com a meta de crescimento econômico deste ano em “cerca de 5%” .
E quando Xi inicia seu terceiro mandato como presidente, há inúmeros relatos na mídia de que ele e altos funcionários chineses concordaram em dar ao PCC um comando mais direto em setores que lidam com segurança, finanças, tecnologia e cultura – na verdade, estabelecendo um sistema mais centralizado de governança, com o PCC na liderança.
Desde que o sr. Xi encerrou abruptamente a política “Zero Covid” da China em dezembro, ele está em uma corrida para reparar a economia debilitada da China e restaurar as boas relações com a comunidade internacional. A apresentação otimista do vice-primeiro-ministro Liu He na conferência de Davos 2023 foi bem recebida, com o objetivo de incentivar mais investimentos estrangeiros diretos na China. As visitas e reuniões do conselheiro de Estado e membro do Politburo Wang Yi, em fevereiro, com a liderança em Paris, Itália, Hungria, Rússia e Alemanha (para a Conferência de Segurança de Munique) fizeram parte da ofensiva diplomática inicial da China para restaurar a credibilidade que perdeu com seu apoio da invasão da Ucrânia pela Rússia.
A dissociação econômica com a China parece improvável, dada a interdependência de nossas respectivas economias, mas podemos já estar em uma Guerra Fria com a China. Tal guerra fria poderia esquentar rapidamente, intencionalmente ou por acidente, sobre Taiwan ou no Mar da China Meridional.
*ex-enviado especial dos EUA para negociações com a Coreia do Norte e ex-diretor do Centro Nacional de Contraproliferação
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