O empresário norte-americano Elon Musk, atualmente o segundo homem mais rico do mundo, disse recentemente que pretende investir na Rússia. E, ao menos oficialmente, Moscou afirma que as portas estão abertas para ele, segundo a agência russa Tass publicou nesta quarta (2).
Questionado se o governo de Vladimir Putin atuaria para impedir a entrada de capital proveniente dos Estados Unidos, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, foi direto: “Claro que não”.
Governadores de algumas regiões russas manifestaram interesse em receber a eventual fábrica da Tesla, e Peskov disse aprovar a iniciativa. “A missão dos governadores é aumentar os investimentos na região”, declarou. “De fato, algumas regiões têm feito isso muitos bem. Mas outras estão ficando para trás”.
O primeiro a se manifestar aberto a receber Musk foi Vasily Golubev, governador de Rostov. Ele se dirigiu ao empresário no Twitter e disse que a região poderia ser a porta de entrada para ele na Rússia.
Anton Alikhanov, governador de Kaliningrado, foi na direção contrária. Segundo ele, a Tesla não tem nada a oferecer aos russos em termos de produção automobilística.
Os governadores têm diferentes pontos de vista. Cada um tem sua própria estratégia”, disse Peslkov. “Nós apenas podemos julgá-los pelos resultados, pelos indicadores econômicos de cada região”.
Expansão mundial
Musk, cujo patrimônio atualmente é calculado em US$ 194 bilhões (R$ 992 bilhões), manifestou sua intenção de abrir na Rússia uma fábrica da Tesla, empresa que fabrica automóveis elétricos e atua no setor de energia limpa.
A revelação foi feita durante um encontro virtual com estudantes russos, no dia 21 de maio. “Acho que estamos próximos de estabelecer a presença da Tesla na Rússia”, disse ele. “Com o tempo, pretendemos ter fábricas em outras partes do mundo, possivelmente na Rússia”.
Atualmente, a Tesla produz veículos na Califórnia e em Nevada, nos Estados Unidos, e em Xangai, na China.
O post Moscou diz não se opor ao plano de Elon Musk de investir na Rússia apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos