O EI (Estado Islâmico) assumiu a autoria do atentado terrorista com carro-bomba que matou duas pessoas e feriu outras quatro na cidade de Sebha, no sul da Líbia, no último dia 6.
De acordo com a agência Reuters, um militante do EI invadiu o posto de controle da polícia com um carro carregado de explosivos. O terrorista seria da Tunísia.
Localizada no extremo sul da Líbia, Sebha fica a 130 quilômetros da cidade de Taraghin, onde o EI realizou outro ataque no ano passado. Naquela ocasião, não houve vítima.
O EI se aproveita da deterioração de países em crise, como é o caso da Líbia, para instaurar sua campanha de violência e recrutamento de novos membros.
Imersa em conflito desde a queda do então governante Muammar Khadafi, em 2011, a nação africana rica em petróleo está dividida entre autoridades rivais no leste e oeste do país. Os aparatos de segurança estão desintegrados, e a tentativa de conciliação, iniciada no ano passado, ainda é frágil.
“Ato terrorista covarde”, classificou o primeiro-ministro interino Abdulhamid Dbeibah no Twitter. “Nossa guerra contra o terrorismo continua”.
Em nota, a Unsmil (Missão das Nações Unidas na Líbia) condenou o ataque. “Este é um lembrete de que a alta mobilidade de elementos terroristas aumenta os riscos de instabilidade e insegurança na região”, disse o enviado especial da ONU Jan Kubis.
O território da Líbia reúne milhares de mercenários russos, sírios, sudaneses e chadianos chamados por lados rivais para engrossar as tropas. Eleições nacionais deve decidir sobre o novo governo em dezembro.
O post Estado Islâmico assume ataque com carro-bomba que matou duas pessoas na Líbia apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos