O governo do Uruguai decretou luto oficial de três dias após a morte do ex-presidente, Tabaré Vázquez, neste domingo (6). O político de 80 anos morreu em casa após complicações do câncer de pulmão que enfrentava desde o final de 2019.
O filho do ex-presidente, Álvaro Vázquez, confirmou a morte. Segundo ele, não haverá velório para impedir o contágio por Covid-19. A cerimônia de enterro será reservada à família, em Montevidéu, disse o portal Mercopress.
Vázquez liderou o Uruguai duas vezes, de 2005 a 2010 e 2015 a 2020. Médico oncologista, o político moderado à esquerda rompeu a hegemonia dos partidos tradicionais – Colorado e Nacional – em sua primeira eleição.
Ao receber o diagnóstico, no ano passado, Vázquez passou por uma cirurgia e foi considerado “curado” antes da reativação da doença.
Em sua homenagem, o atual mandatário, Luis Lacalle Pou, prestou condolências à família e memória de Vázquez.
“Tivemos momentos de diálogo pessoal e político que valorizo e irei lembrar”, escreveu Lacalle Pou, adversário do ex-presidente no campo ideológico, no Twitter.
José Mujica, que dividiu o partido e governou o país entre as legislaturas de Vázquez, também homenageou o político. “Filho de trabalhadores, jamais poderia abrir mão de seu compromisso social”, disse.
O post Uruguai decreta luto oficial após morte de ex-presidente Tabaré Vázquez apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos