Uma ferrovia de 140 quilômetros que liga o Irã e Afeganistão foi inaugurada nesta quinta (10), registrou a Associated Press. A estrutura começou a ser construída em 2007 e deve incrementar o comércio entre os dois países.
A linha vai do leste do Irã ao oeste do Afeganistão. Há planos de aumentar o percurso em até 85 quilômetros, até a cidade afegã de Herat. O Irã arcou com todo o financiamento de US$ 75 milhões, nos dois lados da fronteira.
O projeto integra parte da assistência iraniana ao desenvolvimento do Afeganistão. A ferrovia é crucial para o país, cuja infraestrutura foi devastada após décadas de conflito.
Em videoconferência, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, celebrou a inauguração como um “dia histórico” nas relações dos dois países. “É um presente precioso”, disse o chefe de Estado afegão, Ashraf Ghani.
“Conseguimos construir a linha apesar das sanções impostas pelo governo de Donald Trump, que retirou os EUA do acordo nuclear de 2015″, disse Rouhani. Com a saída do tratado, em 2018, Washington aumentou o cerco sobre Teerã em uma política de máxima pressão.
O Irã busca se estabelecer como centro logístico regional. A meta é servir como intermediário para que países sem litoral, como o Afeganistão, transportem mercadorias no território para diferentes portos no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã.
O Irã também procura restaurar a Rota da Seda, antiga rota comercial que interligava locais importantes da Ásia. Ferrovias já ligam o Irã ao Turcomenistão, ao Paquistão e à Turquia.
O post Ferrovia de 140 quilômetros entre Irã e Afeganistão é inaugurada após 13 anos apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos