O Papa Francisco disse, nesta segunda (7), que deve visitar o Iraque em março, registrou a Reuters. Se a viagem se confirmar, o pontífice se torna o primeiro a visitar o país do Oriente Médio.
O líder máximo da Igreja Católica manifestou a vontade de visitar a nação marcada por conflitos ainda em 2019. A viagem deveria acontecer em 2020, mas foi atrasada por conta da pandemia.
Em comunicado, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que a visita deve ser a primeira de 2021, entre 5 e 8 de março. Francisco irá a Bagdá e Ur, cidade ligada a Abraão, figura central das três grandes religiões monoteístas – Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
O roteiro inclui ainda as cidades de Erbil, Mosul e Qaraqosh, na planície de Nínive. “O programa da viagem levará em consideração a evolução da emergência sanitária mundial”, pontuou Bruni.
A viagem é um convite do governo iraquiano e da Igreja Católica local. “Será uma mensagem de paz para os iraquianos de todas as religiões”, disse o presidente do país, Barham Salih, no Twitter.
Com cerca de milhões de habitantes, o Iraque concentra diversas igrejas de rito oriental, tanto católicas quanto ortodoxas. A pequena população cristã, no entanto, sofreu sobretudo com o controle do Estado Islâmico em algumas regiões, entre 2014 e 2017.
Uma fonte do Vaticano disse à Reuters que o objetivo da viagem é “confortar os cristãos do país” forçados a fugir do Iraque em meio a guerras e conflitos de cunho religioso.
O post Em visita histórica, Papa Francisco planeja viagem ao Iraque em março apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos