Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site do jornal The Washington Post
Por Conselho editorial
As atrocidades de Vladimir Putin estão crescendo a cada dia. Além de ter nas mãos o sangue dos ucranianos de sua guerra completamente injustificada, o líder russo também é responsável pela crescente fome de pessoas em todo o mundo. A Ucrânia é o celeiro de grande parte do Oriente Médio e Norte da África. Neste momento, Putin está impedindo que os grãos ucranianos deixem o porto de Odessa e ao longo de outras rotas importantes do Mar Negro. O resultado é terrível: os preços globais dos alimentos estão em alta e 276 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar – mais que o dobro dos números de 2019.
O Sri Lanka é o exemplo mais recente de quão devastadora a crise alimentar global de Putin está se tornando. A nação insular quase ficou sem comida e combustível. As pessoas estão fazendo fila há dias pelo pouco que ainda está disponível. Como disse um pai desesperado à Reuters: “Sem comida, vamos morrer”. Como os preços dos alimentos dispararam desde a invasão da Ucrânia por Putin, os cingaleses não conseguiram arcar com os custos mais altos e o governo não tem dinheiro suficiente para ajudar. O país acabou de dar calote em sua dívida pela primeira vez em sua história.
Os próximos movimentos de Putin decidirão se grande parte do mundo em desenvolvimento sofrerá fome em massa e até fome neste ano e no próximo. Líderes mundiais estão pedindo ao líder russo que pelo menos permita embarques de grãos da Ucrânia para ajudar a alimentar dezenas de milhões de pessoas em países que dependem fortemente de alimentos importados – como Sri Lanka, Burkina Faso, Iêmen, Sudão, Líbano, Tanzânia, Uganda , Egito, Tunísia e Camarões.
“Se você tem algum coração pelo resto do mundo, independentemente de como se sente em relação à Ucrânia, precisa abrir esses portos”, disse o chefe do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU (Organização das Nações Unidas), David Beasley, na recente conferência Society for Advancing Business Editing and Writing. A equipe de Beasley normalmente obtém cerca de metade de seus grãos da Ucrânia. “Milhões de pessoas em todo o mundo morrerão porque esses portos estão sendo bloqueados.”
Acontece que não só Putin está bloqueando embarques no Mar Negro, como também fez navios russos roubarem grãos ucranianos e tentarem vendê-los, segundo a CNN. Muitas nações se recusaram a comprar os bens furtados, mas parece que os grãos foram parar na Síria, um dos poucos aliados de Putin.
Para seu crédito, outras nações se esforçaram para fornecer mais dinheiro e comida. Os Estados Unidos já doaram US$ 2,6 bilhões para ajudar a evitar que a crise alimentar se transforme em fome generalizada, e os legisladores acabaram de aprovar quase US$ 5 bilhões a mais para alimentos e necessidades humanitárias como parte de um projeto de ajuda à Ucrânia.
Mas, com 20 milhões de toneladas métricas de grãos e milho apenas armazenadas nos portos ucranianos agora, há muito que o resto do mundo pode fazer. A guerra de Putin está prestes a se tornar a fome global de Putin.
O post Putin está matando de fome milhões de pessoas em todo o mundo apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos