Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Putin está matando de fome milhões de pessoas em todo o mundo

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site do jornal The Washington Post

Por Conselho editorial

As atrocidades de Vladimir Putin estão crescendo a cada dia. Além de ter nas mãos o sangue dos ucranianos de sua guerra completamente injustificada, o líder russo também é responsável pela crescente fome de pessoas em todo o mundo. A Ucrânia é o celeiro de grande parte do Oriente Médio e Norte da África. Neste momento, Putin está impedindo que os grãos ucranianos deixem o porto de Odessa e ao longo de outras rotas importantes do Mar Negro. O resultado é terrível: os preços globais dos alimentos estão em alta e 276 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar – mais que o dobro dos números de 2019.

O Sri Lanka é o exemplo mais recente de quão devastadora a crise alimentar global de Putin está se tornando. A nação insular quase ficou sem comida e combustível. As pessoas estão fazendo fila há dias pelo pouco que ainda está disponível. Como disse um pai desesperado à Reuters: “Sem comida, vamos morrer”. Como os preços dos alimentos dispararam desde a invasão da Ucrânia por Putin, os cingaleses não conseguiram arcar com os custos mais altos e o governo não tem dinheiro suficiente para ajudar. O país acabou de dar calote em sua dívida pela primeira vez em sua história.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, abril de 2020 (Foto: Kremlin)

Os próximos movimentos de Putin decidirão se grande parte do mundo em desenvolvimento sofrerá fome em massa e até fome neste ano e no próximo. Líderes mundiais estão pedindo ao líder russo que pelo menos permita embarques de grãos da Ucrânia para ajudar a alimentar dezenas de milhões de pessoas em países que dependem fortemente de alimentos importados – como Sri Lanka, Burkina Faso, Iêmen, Sudão, Líbano, Tanzânia, Uganda , Egito, Tunísia e Camarões.

“Se você tem algum coração pelo resto do mundo, independentemente de como se sente em relação à Ucrânia, precisa abrir esses portos”, disse o chefe do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU (Organização das Nações Unidas), David Beasley, na recente conferência Society for Advancing Business Editing and Writing. A equipe de Beasley normalmente obtém cerca de metade de seus grãos da Ucrânia. “Milhões de pessoas em todo o mundo morrerão porque esses portos estão sendo bloqueados.”

Acontece que não só Putin está bloqueando embarques no Mar Negro, como também fez navios russos roubarem grãos ucranianos e tentarem vendê-los, segundo a CNN. Muitas nações se recusaram a comprar os bens furtados, mas parece que os grãos foram parar na Síria, um dos poucos aliados de Putin.

Para seu crédito, outras nações se esforçaram para fornecer mais dinheiro e comida. Os Estados Unidos já doaram US$ 2,6 bilhões para ajudar a evitar que a crise alimentar se transforme em fome generalizada, e os legisladores acabaram de aprovar quase US$ 5 bilhões a mais para alimentos e necessidades humanitárias como parte de um projeto de ajuda à Ucrânia.

Mas, com 20 milhões de toneladas métricas de grãos e milho apenas armazenadas nos portos ucranianos agora, há muito que o resto do mundo pode fazer. A guerra de Putin está prestes a se tornar a fome global de Putin.

O post Putin está matando de fome milhões de pessoas em todo o mundo apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox