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sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

O baú de guerra da Rússia pode resistir ao novo limite do petróleo?

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no think tank Carnegie Endowment for International Peace

Por Tatiana Mitrova

Após vários meses de debate e preparativos, os Estados Unidos e outras nações do G7 introduziram um teto de preço para o petróleo russo em 5 de dezembro. Nos dez meses desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, esta é a primeira tentativa séria do Ocidente de reduzir as receitas de petróleo da Rússia, que continuam sendo a maior vaca leiteira do país.

Até agora, a maioria das sanções visava o setor financeiro e a tecnologia. Os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá proibiram as importações de petróleo e petroquímicos russos em março, mas, de qualquer forma, importaram volumes insignificantes. A UE (União Europeia), entretanto, adiou a introdução de um embargo de petróleo aprovado em junho para dezembro, e um embargo de produtos petroquímicos até fevereiro.

O teto de preço visa a resolver a difícil tarefa de impedir que o Kremlin reabasteça seu baú de guerra e evitar uma alta nos preços globais do petróleo ao retirar do mercado um dos maiores exportadores, já que tal alta poderia anular as perdas sofridas pela Rússia em termos de volumes de exportação. Mas será que vai funcionar?

Após a introdução de sanções nesta primavera, a Rússia redirecionou principalmente suas exportações de petróleo para a China, Índia e Turquia. Provavelmente fará o mesmo com os restantes 1,2 milhão de barris por dia que até recentemente eram enviados para a Europa. A primeira questão, portanto, é como os importadores asiáticos reagirão ao preço máximo: eles correrão o risco de usar transportadoras e seguradoras não ocidentais (uma vez que os ocidentais são proibidos de transportar e segurar cargas de petróleo russo sendo vendido a preços superiores ao limite), e estabelecendo cadeias logísticas alternativas com a Rússia?

Plataforma de petróleo no Mar Negro (Foto: Wikimedia Commons)

A Índia já disse que continuará comprando petróleo russo, usando empresas não ocidentais para obter esses suprimentos, mas a capacidade do país para refinar as entregas da Rússia não é ilimitada. A China e a Turquia ainda não deixaram suas posições claras, mas as importações turcas da Rússia cresceram significativamente neste ano, e a Turquia provavelmente continuará sendo um centro para o petróleo russo.

O crescimento adicional da demanda chinesa, no entanto, é prejudicado pelas consequências da pandemia de Covid e pelo foco de Beijing na segurança energética e na determinação de diversificar seus fornecedores. Por esta razão, não será particularmente rápido ou fácil desviar o fornecimento de petróleo russo da Europa para a Ásia.

Mesmo o ato de desviar suprimentos para a Ásia acarreta uma redução significativa nas margens de lucro das empresas russas. Custa muito mais transportar petróleo para os mercados asiáticos do que para a Europa, e não há muita capacidade ociosa de transporte, o que encarece o frete, reduzindo o lucro das empresas russas, qualquer que seja o limite de preço.

O limite de preço também permite que os compradores asiáticos obtenham grandes descontos no petróleo russo. A China e a Índia podem não estar oficialmente aplicando o limite, mas é difícil imaginar que as empresas desses países não o usarão para negociar o preço para baixo. De fato, isso já está acontecendo: alguns embarques para a China que deveriam ser carregados em navios-tanque em janeiro foram vendidos a entre US$ 5 e US$ 6 mais barato por barril do que o normal.

A segunda questão é quão ferozmente a Rússia lutará contra o preço máximo. As autoridades russas disseram repetidamente que não aceitariam um teto de preço e ameaçaram parar de trabalhar com qualquer um que o respeitasse, mesmo que isso significasse que a Rússia teria que reduzir sua produção de petróleo, sofrendo um impacto econômico.

A Rússia também fez preparativos práticos nos últimos meses, expandindo sua própria frota de navios-tanque para atender às suas necessidades de transporte e estabelecendo contato com a “frota secreta” reunida há muitos anos para transportar petróleo iraniano após o embargo ocidental. A Rússia também está criando sua própria companhia de seguros e cultivando conexões com seguradoras em países em desenvolvimento.

Então, quanto o limite de preço será inicialmente sentido na Rússia? Na segunda semana de dezembro, os preços de mercado do petróleo dos Urais russos ficaram abaixo do teto de US$ 60, caindo para US$ 43,73 em 7 de dezembro. Ao mesmo tempo, a introdução do teto de preço provocou um aumento nos preços do frete devido à falta de navios-tanque preparados para assumir os novos riscos do transporte de petróleo russo. Se os preços de transporte permanecerem onde estão, a receita da venda do petróleo dos Urais pode cair para US$ 40 a US$ 45 o barril.

Com toda a probabilidade, uma avaliação informada do impacto do limite de óleo não será possível nos próximos seis meses. Há muita incerteza no mercado e sobre o funcionamento do próprio limite de preço. Na primeira semana após sua introdução, os embarques de petróleo russo caíram drasticamente: 16% em 6 de dezembro, ou cerca de meio milhão de barris por dia, segundo análise da Kpler.

A situação provavelmente se desenrolará de maneira semelhante à observada em março e abril: com um choque inicial e queda nos volumes de exportação – causada pelo desaparecimento de algumas cadeias de abastecimento anteriores, um alto grau de incerteza e falhas na forma como o petróleo tampa funções do mecanismo – seguido por um período de estabilização e até mesmo crescimento menor. No início de 2023, portanto, podemos esperar uma queda tanto nos volumes de exportação quanto na produção, mas com perspectiva de recuperação em ambas as áreas.

Em última análise, porém, uma queda na receita para a Rússia parece inevitável. Após a introdução do teto de preços, o Ministério das Finanças da Rússia mais que dobrou seu déficit orçamentário previsto de 0,9% para 2% do PIB. No ano que vem, o ministério espera que as receitas de petróleo e gás caiam 23%, mas essa pode ser uma previsão otimista, já que o orçamento russo é baseado nos preços do petróleo de US$ 62 a US$ 70 por barril.

Ainda assim, é pouco provável que a economia russa entre em colapso como resultado da queda nas receitas do petróleo. Provavelmente, a queda em 2023 será comparável à observada durante a pandemia em 2020 e não será suficiente para forçar a Rússia a encerrar sua guerra contra a Ucrânia.

Mesmo que as receitas do petróleo caiam drasticamente, o Fundo Nacional de Riqueza é grande o suficiente para financiar a guerra da Rússia por mais um ano ou 18 meses. O que o declínio certamente afetará é o desenvolvimento da Rússia e o investimento de longo prazo em novos projetos, tanto de combustíveis fósseis quanto de tecnologia verde. Em uma década, o status de superpotência energética que a Rússia reivindicou estará firmemente no passado.

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