Este artigo foi publicado originalmente em inglês no blog do FMI (Fundo Monetário Internacional)
Por Nicolo Bird e Neree Noumon
Quase 8 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia desde a invasão pela Rússia em fevereiro, a maior onda de refugiados da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com a maioria deles agora na União Europeia (UE). Esses números aumentarão dependendo da duração e gravidade da guerra.
Criar condições nas quais os refugiados possam voltar para casa assim que a guerra terminar e a reconstrução começar é o objetivo primordial. No entanto, os refugiados podem permanecer em suas terras adotivas por algum tempo. Com as políticas certas implementadas, isso pode ser positivo para os países anfitriões, principalmente devido à escassez de mão de obra e ao envelhecimento da população.
Muitos dos que fugiram têm um perfil demográfico diferente daqueles das ondas anteriores de refugiados, com pesquisas na Alemanha, Moldávia e Polônia mostrando que a maioria dos que chegam são crianças e mulheres com menos de 40 anos.
A Europa reagiu com apoio rápido e decisivo, e 4,8 milhões de pessoas da Ucrânia estão registradas para proteção temporária na UE ou em programas nacionais semelhantes. A UE removeu muitas barreiras que os refugiados normalmente enfrentam, oferecendo direitos de residência, autorizações de trabalho e acesso a cuidados de saúde, escolas, habitação e serviços bancários.
O bloco também está fornecendo financiamento para apoiar refugiados da Ucrânia nos Estados-Membros mais afetados, incluindo a Moldávia e alguns outros países, e modificou os regulamentos para simplificar a reorientação de alguns de seus fundos existentes.
Apoiar refugiados vem com alguns custos fiscais de curto prazo. Em toda a UE, podem chegar a 30 bilhões de euros a 37 bilhões de euros no primeiro ano, ou cerca de 0,2% do produto interno bruto (PIB), como observamos em nosso último Panorama Econômico Regional, publicado em outubro. Os países com as maiores parcelas de refugiados, incluindo República Tcheca, Estônia, Moldávia e Polônia, podem incorrer em custos fiscais neste ano equivalentes a cerca de 1% do PIB. A maior parcela de mulheres e crianças resultará em mais gastos com creches, educação e serviços de saúde.
No médio prazo, no entanto, os refugiados podem impulsionar o crescimento econômico e a receita tributária, ao mesmo tempo em que ajudam a aliviar o atual aperto do mercado de trabalho em algumas partes da Europa. Estimamos que os refugiados ucranianos possam aumentar o tamanho da força de trabalho da Europa em cerca de 0,6% até o final de 2022 e em 2,7% nos países com o maior número de chegadas, onde os refugiados ucranianos aliviarão a escassez de mão de obra.
Qualquer aumento no desemprego devido a esse aumento na mão de obra provavelmente será temporário, e os primeiros sinais de integração dos refugiados aos mercados de trabalho europeus são promissores. Há evidências de que refugiados na Polônia e no Reino Unido encontraram empregos com relativa rapidez, por exemplo.
A forma como os novos refugiados afetarão o crescimento econômico nos próximos anos dependerá principalmente da velocidade e qualidade de sua integração ao mercado de trabalho, particularmente se eles acabarão em empregos mal remunerados que não correspondem às suas qualificações ou habilidades. Essa preocupação de que as habilidades possam ser rebaixadas é um risco, visto que os refugiados ucranianos tendem a ser bem educados. Pelo menos metade das mulheres em idade ativa concluiu o ensino superior, e essa parcela é ainda maior em alguns países, chegando a cerca de três quartos na Alemanha.
Além de abordar o terrível impacto econômico e social da guerra na própria Ucrânia, a Europa pode fazer mais para ajudar a integrar os refugiados em suas sociedades e economias. Isso ajudará as economias anfitriãs e preparará os refugiados para um eventual retorno bem-sucedido. Também pode oferecer lições sobre como integrar refugiados de outros cantos do mundo que podem não ter as mesmas habilidades que os da Ucrânia, mas que podem contribuir positivamente para o crescimento.
- As políticas ativas do mercado de trabalho, que até agora têm sido usadas em graus variados, podem ser mais adaptadas para melhorar as habilidades dos refugiados e o sucesso no mercado de trabalho. Isso inclui, por exemplo, o reconhecimento de qualificações, treinamento em idiomas e serviços de busca e correspondência de empregos.
- Serviços de cuidados acessíveis também são essenciais para permitir que as mulheres ucranianas participem plenamente dos mercados de trabalho do país anfitrião.
- Os governos centrais precisarão financiar adequadamente os governos locais, que normalmente administram programas não apenas em políticas ativas do mercado de trabalho, mas também em educação, saúde, bem-estar social e habitação, os quais precisarão de apoio contínuo.
A necessidade de apoiar ainda mais os refugiados ucranianos chega em um momento difícil para a Europa, à medida que os países lutam contra o aumento dos preços da energia e dos alimentos e a desaceleração acentuada do crescimento econômico. No entanto, é importante continuar a forte solidariedade que permitiu à Europa responder de forma tão eficaz à crise dos refugiados até agora. As políticas que ajudam os refugiados a se integrarem economicamente ajudarão a Europa, assim como aqueles que fogem da Ucrânia.
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