Em 2019, o Taleban protagonizou seis ataques e um atentado suicida à base norte-americana de Bagram, no Afeganistão, a pedido do Irã.
De acordo com a CNN, um ‘governo estrangeiro’ não-identificado teria pago recompensas pelas mortes ao grupo terrorista Haqqani, mantido pelo segundo maior líder do Taleban.
Fontes das agências de inteligência dos EUA, no entanto, confirmaram à reportagem que trata-se do governo iraniano.
O atentato contra a base de Bagram deixou 70 feridos e dois mortos em dezembro de 2019. Após a explosão de um carro-bomba, pelo menos dez militantes teriam se envolvido em um tiroteio e acabaram mortos pelo exército dos EUA.
De acordo com o Pentágono, o financiamento é visto como um “incentivo a futuros ataques aos EUA”, já que grupo Haqqani não exigiria pagamento em dinheiro para protagonizar os atentados.
Há poucos meses, agências de inteligência do EUA afirmaram que a Rússia oferecia recompensas por ataques às tropas norte-americanas. O Kremlin negou as acusações.
De acordo com a reportagem, os EUA não devem tomar medidas de retaliação imediatamente. A meta seria não prejudicar o andamento do processo de paz nas negociações intra-afegãs com o Taleban.
O post Taleban teria sido pago por Irã para atacar tropas americanas no Afeganistão apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos