Os líderes da Sérvia e do Kosovo vão se encontrar em Washington, no próximo dia 2. O anúncio foi feito na última sexta (14) pelo enviado dos EUA à região, Richard Grenell, pelo Twitter.
De acordo com a emissora Radio Free Europe, quem lidera o encontro na Casa Branca é o conselheiro de segurança nacional Robert O’Brien. Participam o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o premiê kosovar, Avdullah Hoti.
A fonte não identificada que adiantou a informação para a rádio diz que os EUA veem a cooperação econômica como “chave para avançar o processo de paz“.
O encontro bilateral estava marcado para junho e contaria com a presença do presidente do Kosovo, Hashim Thaci.
O governo norte-americano adiou a conversa após o indiciamento de Thaci por crimes contra a humanidade, derivados de sua participação na guerra de independência do Kosovo, no final dos anos 1990.
Os países vivem um imbróglio desde 2008, com a independência kosovar. Os EUA e a UE (União Europeia) reconhecem o país, Sérvia e Rússia não. Bruxelas tenta mediar a situação desde 2011, até o momento sem sucesso.
O uso da palavra “negociação”, por exemplo, gerou mal-estar em Belgrado. Vucic teve de vir à público dizer que a Sérvia “não está em posição de recusar conversas”.
Já Thaci, que não irá ao encontro, cumprimentou os EUA. “Somos gratos pela dedicação tremenda à paz e à estabilidade na região”, tuitou.
O post EUA vão mediar encontro de líderes da Sérvia e do Kosovo em setembro apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos