O presidente da China, Xi Jinping, alertou em um seminário, na segunda-feira (24), que o país enfrenta mudanças turbulentas e há um aumento significativo de risco nos mercados externos, revelou a Reuters.
“Daqui para frente enfrentaremos cada vez mais ventos contrários no ambiente externo e devemos estar preparados para lidar com novos riscos e desafios”, disse, referindo-se às mudanças impostas no período pandêmico, a um grupo de consultores.
Referindo-se aos Estados Unidos, seu principal adversário comercial, Xi afirmou que a China está disposta a trabalhar com todos os países para a reconstrução econômica pós-pandemia.
“Devemos cooperar ativamente com todos os países, regiões e empresas que desejam cooperar conosco, e isso inclui os Estados Unidos”, disse ele.
A fala vem à tona em meio a um clima denso entre os dois países. Envolvidos em uma Guerra Fria 2.0, os dois países impulsionam tarifas idênticas e retórica inflada.
Também geram atritos as ameaças de Beijing ao território de Hong Kong e a Taiwan. A última tem investido em estreitar a relação com o governo norte-americano.
Demandas domésticas
Na reunião, Xi também afirmou que o mercado doméstico será responsável pela expansão econômica do mundo no curto e médio prazo e prometeu crescimento aos empresários.
O presidente pediu que os legisladores deem mais confiança ao consumo local e enfatizou que a inovação tecnológica será cada vez mais impulsionada pela China.
“Vamos fazer descobertas em tecnologias essenciais o mais rápido possível”, pontuou, sem dar detalhes.
O post China passa por mudanças tubulentas e há aumento de risco externo, diz Xi Jinping apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos