Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Autoridades de segurança do Brics adotam plano de ação para combater o terrorismo

A implementação de um plano de ação para combater o terrorismo foi aprovada durante uma reunião de Assessores de Segurança Nacional (NSAs, na sigla em inglês) do Brics, nesta terça-feira (24), informou a emissora indiana News18. A atividade, que reúne anualmente autoridades de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ocorreu em formato de videoconferência.

A reunião foi presidida pelo NSA da Índia, Ajit Doval, e propiciou intercâmbio de opiniões sobre ameaças diversas em escala global, regional e nacional. Entre os temas debatidos, foi aprovado um plano de ação para impulsionar a cooperação no combate ao terrorismo e ao financiamento de atos extremistas. Chamado “Estratégia do BRICS de Combate ao Terrorismo”, a proposta, que havia sido acordada no ano passado, foi aprovada por consenso.

A medida surge em meio às preocupações sobre a possibilidade de vários grupos extremistas intensificarem as atividades no Afeganistão controlado pelo Taleban. Em junho, o bloco anunciou uma força-tarefa de combate atentados terroristas e apoio a desnuclearização do Irã.

Bandeiras hasteadas durante a cúpula do BRICS em Fortaleza, Brasil, em novembro de 2019 (Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo)

“O Plano de Ação visa fortalecer ainda mais os mecanismos existentes de cooperação em áreas como financiamento e combate ao terrorismo, uso indevido da Internet por terroristas, redução da viagem de terroristas, controles de fronteira, proteção de alvos fáceis, compartilhamento de informações, capacitação e regional e cooperação internacional “, declarou o Ministério das Relações Exteriores da Índia, que tem defendido fortemente uma maior cooperação entre os países do BRICS para lidar com o terrorismo, o extremismo e a radicalização.

China no comando

A reunião de NSAs do BRICS tradicionalmente ocorre poucas semanas antes da cúpula presidencial que, todos os anos, marca o fim da presidência pro tempore do agrupamento exercida por um dos cinco países, em sistema de rotação que segue a ordem das letras que conformam a sigla do agrupamento. No próximo dia 9 de setembro, a Índia transmitirá à China o comando do bloco.

Participaram da teleconferência o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, general Patrushev, membro do Politburo Chinês Yang Jeichi, vice-ministro de Segurança do Estado da África do Sul Ncediso Goodenough Kodwa e o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ministro de Estado e chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do Brasil.





O post Autoridades de segurança do Brics adotam plano de ação para combater o terrorismo apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox