Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Simpatizante do Estado Islâmico confessa assassinato de mulher em Toronto

Um simpatizante do Estado Islâmico (EI) confessou, nesta quinta-feira (26), ter assassinado uma mulher com um martelo em Toronto, no Canadá, em fevereiro de 2020. Saad Akhtar, de 32 anos, disse ter cometido o crime em nome do grupo terrorista, de acordo com a rede canadense Global News.

No dia do crime, Akhtar saiu de casa pela manhã carregando dois bilhetes que o conectavam ao grupo terrorista. A vítima, Annie Hang-Kam Chiu, teria sido escolhida aleatoriamente, porque “estava sozinha, parecia indefesa e tinha a altura apropriada para os golpes com o martelo”. O homem foi julgado por assassinato e terrorismo e condenado à prisão perpétua.

Annie Hang-Kam Chiufoi morta por simpatizante do Estado Islâmico em Toronto, no Canadá (Foto: reprodução/redes sociais)

A polícia encontrou, ao lado do corpo, um bilhete com um slogan do grupo jihadista, “Estado Islâmico baqiyah“. Na mochila do assassino havia uma segunda nota, com a mensagem “Isso é pelo Estado Islâmico e todos os crimes contra os muçulmanos. Deus é grande!”.

O homem, que pretendia cometer outros crimes, mudou de ideia posteriormente e se entregou à polícia na mesma noite. A arma do crime foi encontrada em um ponto de ônibus.

O computador de Akhtar foi periciado, e as autoridades notaram que ele fez buscas sobre detalhes de um ataque terrorista cometido em Londres, em 2020, além de textos ligados à Al-Qaeda. “Acho que estava apenas navegando online e me deparei com algumas… coisas, que meio que me empurraram na direção de, você sabe, esse tipo de coisas”, disse ele durante o depoimento.

Por que isso importa?

A pandemia reduziu o número de ataques terroristas em áreas sem conflito, caso do Canadá, devido as fatores como a redução do número de pessoas em áreas públicas. Em zonas de conflito, ao contrário, os jihadistas ganham força, e isso pode causar um impacto na segurança global conforme as medidas de restrição à circulação são afrouxadas.

“À medida que as restrições relacionadas à pandemia diminuem gradualmente, há uma elevada ameaça de curto prazo de ataques inspirados no EI fora das zonas de conflito por atores solitários ou pequenos grupos que foram radicalizados, incitados, possivelmente online”, disse ele, descrevendo uma situação compatível com o crime ocorrido em Toronto.

Outra razão que contribui para o fortalecimento do EI é a ação de grupos afiliados regionais, algo bastante comum no continente africano. “A expansão do EI em muitas regiões da África desde o início de 2021 é alarmante”, diz o relatório, que cita ainda o Afeganistão e o Sul da Ásia.

Na visão dos Estados-Membros da ONu (Organização das Nações Unidas), o grupo extremista “continuará a priorizar o reagrupamento e a tentativa de ressurgir” em seus dois principais domínios. O grupo continua ativo em amplas áreas da Síria, a fim de recuperar sua capacidade de combate. No Iraque, o EI permanece sob constante pressão, mas realiza operações esporádicas.

No Brasil

Casos mostram que o país é um “porto seguro” para extremistas. Em dezembro de 2013, um levantamento do site The Brazil Business indicava a presença de ao menos sete organizações terroristas no Brasil: Al Qaeda, Jihad Media Battalion, Hezbollah, Hamas, Jihad Islâmica, Al-Gama’a Al-Islamiyya e Grupo Combatente Islâmico Marroquino.

Em 2001, uma investigação da revista VEJA mostrou que 20 membros terroristas de Al-Qaeda, Hamas e Hezbollah viviam no país, disseminando propaganda terrorista, coletando dinheiro, recrutando novos membros e planejando atos violentos.

Em 2016, duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio, a PF prendeu um grupo jihadista islâmico que planejava atentados semelhantes aos dos Jogos de Munique em 1972. Dez suspeitos de serem aliados ao Estado Islâmico foram presos e dois fugiram. Saiba mais.

O post Simpatizante do Estado Islâmico confessa assassinato de mulher em Toronto apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox