O Parque da Água Vermelha foi um dos locais visitados pela equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (27), assim como a área, no bairro Ipanema das Pedras, onde havia uma ponte de madeira que foi destruída pelo fogo, no início desta semana, devido à queda de um balão. Ambos os pontos ficam na Zona Oeste de Sorocaba, sendo que o Poder Público já anunciou obras de melhorias no primeiro, além da construção de uma nova passagem, agora de concreto, no segundo local.
A ação contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente e Sustentabilidade – Sema), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores Fábio Simoa, Dylan Dantas, Luis Santos e Fausto Peres.
O grupo da Administração Municipal ainda esteve nos bairros Ipanema do Meio (Zona Oeste), Jardim Gonçalves (Zona Leste) e Sorocaba Park (Zona Norte), onde igualmente foram anunciadas uma série de benfeitorias.
Água Vermelha
Durante a visita ao Parque Natural da Água Vermelha, a primeira do dia, moradores da redondeza comentaram sobre a necessidade de reparos no alambrado que cerca o parque, que tem pontos danificados. A Administração Municipal adiantou que a manutenção será executada em até 15 dias. Ainda, pensando na segurança dos frequentadores, a revitalização e a modernização do sistema de iluminação, com lâmpadas de LED, serão feitas dentro do parque, em um prazo de até 60 dias. Outra novidade, ainda atendendo aos pedidos da comunidade, é a manutenção dos brinquedos, à qual terá início já na próxima semana.
O desassoreamento do lago também foi citado e o Poder Público vai solicitar um laudo das autoridades ambientais, a fim de realizar o serviço. A previsão é que a limpeza ocorra em seis meses. “Essa vinda do prefeito aos bairros é muito importante, pois temos acesso direto e podemos sugerir ações e propor ideias de como melhorar, cada vez mais, nossa comunidade”, destacou o professor de inglês Abner Campos, morador das redondezas, há dois anos.
Já, os serviços de roçagem e poda, bem como de manutenção de outros dispositivos do Parque da Água Vermelha, como a ponte sobre o lago, têm sido executados periodicamente pela Serpo e Sema. “Desde o início do ano, já foram investidos R$ 32 mil em serviços, somente aqui, neste parque, com o apoio da iniciativa privada. O portão de entrada e o espaço da administração foram reformados e mais melhorias estão por vir”, pontuou o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto Neto.
Ponte queimada será substituída
A segunda parada foi no Ipanema das Pedras, na Rua Felipe Moisés Betti Filho, para verificar a ponte que foi destruída por fogo, devido à queda de um balão. O prefeito Rodrigo Manga confirmou que uma nova passagem definitiva será construída, em concreto, com o apoio da iniciativa privada. “A ideia é agilizar, ao máximo, essa obra, que estará sob o comando do Saae e da Serpo”, disse.
A autarquia iniciará a limpeza da área, na próxima semana, para, em seguida, fazer a instalação de 20 aduelas de concreto e, por fim, o acabamento. “A previsão é que todo serviço seja concluído em aproximadamente 60 dias. A passagem, em concreto, garantirá mais segurança e mobilidade”, complementou o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.
As visitas na Zona Oeste continuaram e, próximo dali, no bairro Ipanema do Meio, moradores reivindicaram a regularização fundiária, processo que será discutido com a comunidade em reunião agendada para a próxima quarta-feira (1/9).
Outra demanda é o asfaltamento e a realização de obras de drenagem nas entradas do bairro, com acesso pela Rodovia Raposo Tavares. A estimativa é que os trabalhos sejam iniciados em 120 dias. O prazo é o mesmo para a apresentação de projeto de instalação de rede de esgoto, a atender aos moradores da parte “baixa” do bairro. Na sequência, será aberta licitação para a execução da obra.
Jardim Gonçalves
Moradores da Viela João Emídio Corrêa de Morais, no Jardim Gonçalves, Zona Leste de Sorocaba, reivindicaram a instalação de postes de energia elétrica, pois não há rede de iluminação e a rua vive às escuras. A estimativa é que a instalação comece a ser providenciada em 120 dias, custeada por empresa parceira do Poder Público, mediante medida mitigadora.
Já, a Semob fará um levantamento com moradores do bairro, quanto à proposta de instalação de um binário de trânsito envolvendo as ruas Horácio Ribeiro e Antônio Fernandes. Cada uma delas deverá ter sentido único de tráfego. O estudo deve durar sete dias e, caso aprovada a alteração, ela será feita nos 15 dias seguintes.
O recapeamento da Rua Santo Severo Scapol é outra demanda, que deve ser viabilizada em 2022, a partir de licitação do serviço, com recursos de financiamento já aprovado na Câmara Municipal.
Sorocaba Park
A última parada do programa “Prefeitura de bairro em bairro” ocorreu no Sorocaba Park, na Zona Norte de Sorocaba. A revitalização de uma área de lazer na localidade foi a principal solicitação da comunidade à equipe da Prefeitura. Na próxima semana, a Serpo realizará a roçagem desse espaço. Contudo, a proposta é implantar playground, academia ao ar livre, iluminação e recuperar o campo de futebol, tudo em parceira com a iniciativa privada, ainda neste ano.
A instalação de lombadas em vias do bairro e melhorias no transporte público foram outras sugestões apresentadas. “Diante disso, técnicos da Urbes estarão no Sorocaba Park, já na próxima semana, para analisar essas questões e sugerir soluções, que devem ser implantadas em até 15 dias”, mencionou o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.
Prefeitura de bairro em bairro
O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro deste ano, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.
De lá para cá, já foram atendidos mais de 70 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Nogueira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.
Foto: Michelle Alves – Secom/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos