A polícia turca prendeu dez homens suspeitos de integrarem o grupo extremista Estado Islâmico (EI), na última quinta-feira (19). Os suspeitos foram presos em oito diferentes distritos da província de Istambul, segundo informações do site Monitor do Oriente Médio (Memo).
Conforme informações divulgadas no domingo (22) pelas autoridades turcas, as prisões ocorreram em uma série de 12 operações de combate ao terrorismo empreendidas na província.
Em fevereiro, após a Turquia capturar um terrorista de alta patente associado ao movimento jihadista, autoridades alertavam que a pandemia de Covid-19 criou um “terreno fértil” para o recrutamento de novos integrantes pelo EI no Oriente Médio e na África.
A situação é especialmente preocupante para a Turquia, que em 2013 foi um dos primeiros países a declarar o EI uma organização terrorista.
Desde então, o país foi atacado pelo grupo terrorista várias vezes, com mais de 300 mortos e centenas de feridos em pelo menos dez atentados suicidas, sete atentados a bomba e quatro assaltos armados.
Por que isso importa?
A pandemia reduziu o número de ataques terroristas em áreas sem conflito, caso da Turquia, devido as fatores como a redução do número de pessoas em áreas públicas. Em zonas de conflito, ao contrário, os jihadistas ganham força, e isso pode causar um impacto na segurança global conforme as medidas de restrição à circulação são afrouxadas.
“À medida que as restrições relacionadas à pandemia diminuem gradualmente, há uma elevada ameaça de curto prazo de ataques inspirados no EI fora das zonas de conflito por atores solitários ou pequenos grupos que foram radicalizados, incitados, possivelmente online”, disse ele.
Outra razão que contribui para o fortalecimento do EI é a ação de grupos afiliados regionais, algo bastante comum no continente africano. “A expansão do EI em muitas regiões da África desde o início de 2021 é alarmante”, diz o relatório, que cita ainda o Afeganistão e o Sul da Ásia.
Na visão dos Estados-Membros da ONu (Organização das Nações Unidas), o grupo extremista “continuará a priorizar o reagrupamento e a tentativa de ressurgir” em seus dois principais domínios. O grupo continua ativo em amplas áreas da Síria, a fim de recuperar sua capacidade de combate. No Iraque, o EI permanece sob constante pressão, mas realiza operações
O post Polícia turca prende 10 suspeitos de ligações ao Estado Islâmico em Istambul apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos