Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

ONU: Organizações internacionais criam estoque de vacinas contra Ebola

Este conteúdo foi publicado originalmente na agência ONU News, da Organização das Nações Unidas

As quatro principais organizações internacionais humanitárias e de saúde anunciaram a criação de um estoque global de vacinas contra o Ebola, anunciou a ONU (Organização das Nações Unidas) na terça (12).

A iniciativa é do Grupo de Coordenação Internacional sobre Provisão de Vacinas, que inclui a OMS (Organização Mundial da Saúde), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e a a entidade Médicos Sem Fronteiras. 

A iniciativa conta com o apoio financeiro da Aliança da Vacinas Gavi. O estoque permitirá aos países conter futuras epidemias de Ebola, garantindo o acesso às vacinas para as populações em risco. 

ONU: Organizações internacionais criam estoque global de vacinas contra Ebola
Crianças leem pôsteres de orientação ao Ebola em Yambio, cidade do Sudão do Sul, em março de 2020 (Foto: Unicef/Brian Ongoro)

A imunização protege contra a espécie conhecida como “ebola do Zaire”, que causa surtos mais frequentes. Fabricada pela MSD (Merck, Sharp & Dohme), a vacina possui o financiamento dos Estados Unidos

A licença, em 2019, partiu da Agência Europeia de Medicamentos, seguida pela OMS, a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) e oito países africanos. 

Antes do licenciamento, mais de 350 mil pessoas na Guiné Equatorial e na República Democrática do Congo receberam as doses. As pessoas estavam em ondições de emergência após os surtos em 2018 e 2020. 

Importância 

Em comunicado, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que a pandemia de Covid-19 está lembra o poder das vacinas para salvar vidas contra vírus mortais.

“As vacinas contra o ebola tornaram uma das doenças mais temidas do planeta em algo evitável”, apontou. Para Tedros, esse novo estoque é um excelente exemplo de solidariedade, ciência e cooperação entre organizações e setor privado. 

O Unicef deve gerenciar o estoque em nome do Grupo de Coordenação. Como já acontece com vacinas contra cólera, meningite e febre amarela, este grupo tomará todas as decisões sobre alocação do recurso. 

As vacinas estão armazenadas na Suíça e prontas para envio a países em caso de emergência. A decisão sobre distribuição virá após o recebimento da solicitação de um país. O tempo total de entrega previsto é de sete dias. 

Como os surtos de ebola são raros e imprevisíveis, não existe um mercado natural para a vacina. Cerca de 6,9 mil doses estão disponíveis nesse momento, com mais sendo entregues este mês e ao longo de 2021. 

Dependendo da taxa de implantação da vacina, o estoque de emergência deve chegar a 500 mil doses dentro de dois a três anos. 

O post ONU: Organizações internacionais criam estoque de vacinas contra Ebola apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox