O chanceler da Turquia, Mevlut Cavusoglu, garantiu na sexta-feira (22) que manterá a rodada de negociações sobre a ilha de Chipre, dividida entre turcos e gregos, em março. As tratativas envolvem a ONU (Organização das Nações Unidas) e a UE (União Europeia), informou a Reuters.
Liderado pela ONU, o processo visa reunir Chipre desde a invasão das tropas turcas, em 1974, após um golpe de Atenas. Os gregos reivindicavam a união da ilha com a Grécia. As últimas conversas, em 201, não avançaram.
A nova discussão deve ocorrer em Nova York, nos EUA, entre o final de fevereiro e o início de março, confirmou Cavusoglu. Em conversa com altos funcionários da UE, o chanceler afirmou é urgente restabelecer a credibilidade entre as duas partes.
“Até agora o bloco só desrespeitou os direitos do lado turco”, disse. “Transmitimos a eles que essa confiança precisa ser restabelecida”. Ancara já está na mira da UE após sanções geradas por uma disputa pelos direitos marítimos com a Grécia.
Outros pontos problemáticos são a migração e o histórico de direitos humanos de Ancara. Apesar disso, ambos os lados já sinalizaram que devem melhorar as relações a partir da negociação.
A Turquia é o único país a reconhecer a República Turca do Norte do Chipre como um Estado independente. A comunidade internacional entende que o território pertence à ilha de Chipre, de maioria grega e membro da União Europeia.
O post Turquia garante negociação com Grécia e ONU sobre ilha dividida de Chipre apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos