O governo do Reino Unido investiu cerca de 63 mil libras – equivalente a R$ 470 mil – para 42 influenciadores falassem sobre o programa “Test and Trace”, campanha de testagem e rastreamento contra a Covid-19.
O dado foi apurado por Downing Street a pedido da organização britânica Full Fact. A campanha “Test and Trace” oferece testagem rápida aos casos suspeitos de infecção por Covid-19. “O serviço nos permite rastrear a propagação do vírus e isolar novas infecções”, diz a plataforma.
Com uma divisão igual, todos os influenciadores podem ter ganho uma média de 1,5 mil libras pela divulgação. A tendência, contudo, é que o pagamento varie conforme o número de seguidores.
Em levantamento da organização, contudo, apenas 11 influenciadores divulgaram campanha nas redes sociais. No Reino Unido é obrigatório que esses profissionais indiquem que a publicidade é paga através da hashtag #ad.
Conforme a organização, os influenciadores tinham entre 9 mil e 1,6 milhão de seguidores. Ao todo, o volume de interações e compartilhamentos chegou a 81,9 mil.
“Não estamos sugerindo que essas são as únicas postagens que foram pagas como parte desta campanha”, disse o levantamento.
Conforme o relatório, é possível que as postagens tenham sido excluídas ou aparecerem em outras mídias, como o TikTok e YouTube. Nesses casos, o rastreamento é mais complexo.
Alguns dos influenciadores incluíam Shaughna Phillips e Josh Denzel, do reality show Love Island, e o jogador profissional de hóquei, Henry Weir.
Até a última sexta-feira (22), o Reino Unido figurava em quinto lugar entre os países com maior número de contágios por Covid-19 no mundo. O país soma 3,6 milhões de casos confirmados e mais de 96 mil mortes em decorrência do vírus.
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