O atual secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, foi nomeado para assumir o cargo pela terceira vez – movimento raro na política vietnamita.
Segundo a Reuters, o governo chegou a publicar os editais de nomeação, mas removeu os textos em seguida, na quarta (27). Nesta quinta-feira, a filial da emissora VOA (Voice of America) no Vietnã afirmou que membros do comitê central confirmaram a nomeação.
Mais de 1,6 mil delegados estão reunidos em encontros a portas fechadas desde segunda (25) para decidir o próximo governo de cinco anos do país. Se confirmada, a reeleição de Trong seria uma manifestação de legitimidade do partido governante.
O político, que também é presidente do Vietnã, deve manter seu posto apesar dos problemas de saúde e de seus 76 anos. No país, os chefes do Partido Comunista podem ter até 60 anos – salvo exceções.
“O secretário-geral e presidente é um dos indicados acima da idade e um caso especial”, disse o delegado Hau A. Lenh, membro do Comitê Central do partido. A mídia estatal removeu o comentário em seguida.
No Vietnã, o governo é oficialmente liderado por quatro pilares e não há um governante supremo. O chefe do Partido Comunista, o presidente, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia Nacional compartilham o poder.
À frente do partido e da Presidência desde 2011, Trong é uma das figuras políticas mais poderosas do Vietnã. Sua campanha anti-corrupção já forçou a condenação de dezenas de oficiais de alto escalão, muitos hoje na prisão.
O anúncio oficial do novo chefe do Partido Comunista deve ocorrer no domingo (31). Os delegados anunciarão outros membros na segunda-feira (1).
O post Em movimento raro, chefe do Partido Comunista do Vietnã vai a 3º mandato apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos