Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Ataque do EI liberta 1,3 mil prisioneiros na República Democrática do Congo

Um ataque à prisão Kangbayi, de Beni, no nordeste da República Democrática do Congo, libertou mais de 1,3 mil detidos na última terça (20). O grupo extremista Estado Islâmico confirmou a autoria da ação.

Apenas 100 presos permaneceram na prisão, informou o prefeito de Beni, Modeste Bakwanamaha. Outros 20 retornaram logo após a fuga e um morreu no confronto, informou o porta-voz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Congo, Mathias Gillmann.

Jornalistas locais, no entanto, apontam que dois internos foram mortos a tiros pela polícia durante a operação, registrou o jornal “The New York Times”, ainda na terça-feira (20).

Ataque do Estado Islâmico liberta 1,3 mil prisioneiros na República do Congo
Prisão de Beni, na República Democrática do Congo (Foto: Twitter/African Strategic Intelligence & Security Center)

Em entrevista à Reuters, as autoridades do presídio registraram que os extremistas arrombaram a porta com um equipamento elétrico. A mesma prisão já havia sido arrombada em 2017. À época, mais de 900 presos fugiram.

Mergulhada em violência, a região de Beni conta com pouco policiamento e registra aumento de ataques de grupos extremistas. O EI (Estado Islâmico) estaria ligado às Forças Democráticas Aliadas – grupo rebelde de Uganda que atua no leste do Congo há décadas.

Com aumento de violência em diversas regiões, autoridades da República Democrática do Congo tentam manejar as disputas entre grupos armados que buscam expandir o domínio de território.

Os questionamentos à legitimidade do presidente supostamente eleito no ano passado, Félix Tshisekedi, já enfraqueceram as instituições de todo país, o que dificulta o combate ao terrorismo interno.

De acordo com a ONG Lucha, a fuga da prisão libertou diversos criminosos perigosos. A organização instou as autoridades locais a agirem rapidamente.

O post Ataque do EI liberta 1,3 mil prisioneiros na República Democrática do Congo apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox