Autoridades da Etiópia determinaram a prisão de 15 suspeitos de planejar um ataque à embaixada dos Emirados Árabes Unidos na capital, Addis Abeba, na quarta (3), reportou a EPA (Agência de Notícias da Etiópia).
A polícia apreendeu armas, explosivos e documentos na operação. O grupo já se preparava para atacar a embaixada desde novembro de 2013, segundo a agência de inteligência da Etiópia.
O suposto líder do ataque, de 35 anos, já teria recebido milhares de dólares para organizar o atentado terrorista.
O mesmo grupo também teria planos de atacar a embaixada dos Emirados Árabes Unidos na capital do Sudão, Cartum. Os integrantes atuariam com uma segunda equipe, ainda não identificada.
Forças de inteligência dos dois países fizeram um trabalho coordenado para desmantelar o grupo, disse a EPA. O Sudão ainda não se manifestou sobre a investigação.
Outro suposto líder do grupo terrorista já teria sido preso na Suécia. Ele estaria no país para facilitar a troca de informações entre europeus, africanos e asiáticos sobre seus respectivos serviços de segurança.
Os Emirados Árabes desempenham um papel diplomático relevante na Etiópia desde que Abiy Ahmed subiu ao poder, em 2018, na construção de um acordo de paz com a vizinha Eritreia. O país do Oriente Médio também fornece contribuições financeiras à economia etíope.
O ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos e sua embaixada em Addis Abeba não se manifestaram sobre o relatório.
O post Etiópia prende 15 por plano de ataque à embaixada dos Emirados Árabes apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos