As Nações Unidas saudaram na quarta-feira (2) o anúncio da Rússia de retorno à Iniciativa de Grãos do Mar Negro. Uma nota emitida pelo porta-voz do secretário-geral, António Guterres, destaca a finalidade de promover a navegação segura para exportações de grãos, alimentos e fertilizantes da Ucrânia.
O chefe da ONU agradece os esforços diplomáticos da Turquia e do coordenador da ONU, Amir Abdulla, e equipe para “manter aberta a linha vital de suprimento” alimentar.
A decisão da Rússia de suspender a participação aconteceu no fim de semana. A medida causou um aumento nos preços globais do trigo e levantou novas preocupações com a escassez internacional de alimentos.
Guterres reitera o compromisso dos envolvidos para a renovação e plena implementação da iniciativa e diz que também continua comprometido em remover os obstáculos às exportações de alimentos e fertilizantes russos.
A renovação do acordo de grãos pode ser ampliada de forma automática neste 19 de novembro, se nenhuma das partes se opuser.
Nesta semana, o Conselho de Segurança realizou uma reunião sobre o tema convocada pela Rússia. O subsecretário-geral da Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, e a secretária-geral da Conferência da ONU sobre o Comércio e Desenvolvimento, Unctad, Rebeca Grynspan, disseram que as exportações sob o acordo envolvendo a Ucrânia e a Rússia ajudaram a reduzir os preços dos grãos.
Os outros impactos da medida foram a estabilização dos mercados e o apoio alimentar de milhões em meio à alta da fome e da inflação.
A Rússia e a Ucrânia respondem por cerca de 30% de todas as exportações de trigo e cevada do mundo, um quinto do milho e mais da metade do óleo de girassol.
Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News
O post Chefe da ONU saúda decisão da Rússia de voltar ao acordo de grãos da Ucrânia apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos