A lira turca registrou sua maior valorização em dois anos nesta segunda (9). A alta é associada à renúncia do ministro das Finanças do país e genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, Berat Albayrak, neste domingo (8).
De acordo com o jornal britânico “Financial Times”, a moeda teve alta quase 5% em relação ao dólar. Hoje uma lira representa US$ 0,12 – o equivalente a R$ 0,64.
Até as 13h desta segunda, Erdogan não se pronunciou sobre a renúncia de Berat Albayrak. A saída vem logo após a demissão do presidente do Banco Central turco, Murat Uysal, no sábado (7) – é a segunda troca em pouco mais de um ano.
Casado com Esra, filha do presidente, o político alegou “motivos de saúde” para a renúncia.
Fontes disseram ao FT que o genro do presidente discordou do nome de Naci Agbal, ex-ministro de Finanças, para ocupar a presidência da autoridade monetária do país.
Agbal teria criticado as estratégias de Abayrak em meio ao crescente descontentamento com a gestão econômica da Turquia.
Em 2018, a crise monetária reduziu quase 30% do valor da lira e acentuou uma recessão. Com a pandemia, o país registrou nova desvalorização de sua moeda, que teve a pior performance entre as emergentes neste ano.
O governo, contudo, reluta em aumentar taxas de juros para conter o aumento da inflação e os eminentes danos econômicos. Pelo contrário, a Turquia gastou bilhões de dólares de suas reservas em 2019 para tentar sustentar sua moeda ante o dólar.
Os oposicionistas já apontam a renúncia de Albayrak como o primeiro passo de uma “crise de Estado” e criticam a perda de independência do Banco Central, registrou a Reuters.
O post Lira turca tem maior alta em dois anos após renúncia de genro de Erdogan apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos