Os 75 líderes da Líbia chegaram ao consenso de estabelecer um intervalo de 18 meses até a realização de novas eleições no país, informou a VOA Africa nesta quinta (12).
Reunidos na Tunísia desde segunda-feira (9), as lideranças – muitas com participação direta na guerra civil de uma década – devem estabelecer medidas e datas específicas para dar início a um governo de transição até sábado (14).
O objetivo é encerrar os dez anos marcados pela guerra que começou após a derrubada do ditador Muammar Khadafi, em 2011.
A reunião é mediada pela enviada especial da ONU, Stephanie Williams. “É um avanço”, disse sobre a data estimada pelo grupo na quarta. “Há um impulso real e é nisso que precisamos encorajar”.
Como próximo passo, os líderes da Líbia deverão desenvolver planos para um governo temporário. Quem liderar o período não poderá concorrer nas próximas eleições, esclareceu Williams.
A expectiva é que o encontro contribua para pavimentar o mais recente acordo assinado pelo Governo do Acordo Nacional e as forças do general renegado Khalifa Haftar, no dia 23.
Os representantes concordaram em retirar os seus exércitos, nacionais e estrangeiros, das linhas de frente até o final de janeiro.
O post Em negociação, líderes da Líbia concordam em realizar eleições em 18 meses apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos