As autoridades da Áustria irão investigar supostas atividades de espionagem turcas, informou o ministro do interior Karl Nehammer, na terça (1). As buscas começam após um cidadão austríaco confessar espionar seu país para o serviço secreto da Turquia.
“Trata-se de um exercício de influência de uma potência estrangeira na Áustria e isso não será aceito de forma alguma”, disse Karl Nehammer em entrevista coletiva na terça, registrou a Reuters.
Em investigação após violentos confrontos em Viena entre grupos turcos e curdos, em junho, uma pessoa confessou ter sido “recrutada” para espionar cidadãos turcos ou austríacos com histórico de imigração.
Um dossiê sobre os investigados seria entregue em seguida às autoridades da Turquia, relatou Nehammer. O suposto espião será processado.
A polícia austríaca também descobriu a detenção de mais de 30 cidadãos do país após entrarem na Turquia entre 2018 e 2020. O serviço secreto turco teria tentado recrutá-los, disse o ministro. Nehammer reiterou que informou a situação à Europol, polícia do bloco, e União Europeia.
Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Hami Aksoy, negou as acusações. “Os comentários monstram que Viena é incapaz de escapar da retórica populista e sua obsessão anti-Turquia.”
O post Áustria investiga possível rede de espionagem do serviço secreto da Turquia apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos