O Facebook removeu nesta semana uma nova leva de 115 contas falsas e nove grupos que eram parte de um esquema de propaganda pró-China, informou o jornal “The Telegraph” na última quarta (23). A rede social Instagram também deletou seis contas suspeitas.
De acordo com a rede social, os perfis tinham nomes reais e rostos com feições convincentes, criados por inteligência artificial. Investidas semelhantes já foram identificadas em investigações anteriores, denunciadas no último dia 12.
Os perfis violavam a política contra “interferência estrangeira ou governamental”, disse o Facebook em um comunicado.
De acordo com o Facebook, a rede se dedicava a disseminar mensagens no sudeste da Ásia e nos Estados Unidos. Com redes privadas, os agentes escondiam suas identidades e localizações verdadeiras.
Nas postagens, os perfis pró-China falavam do interesse de Beijing no Mar da China Meridional e divulgavam mensagens contra e a favor do presidente Donald Trump e seu oponente democrata, Joe Biden.
As autoridades chinesas já negaram a existência de políticas de influência nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 3 de novembro.
O Facebook também removeu uma segunda rede de perfis com 57 contas, 31 páginas e 20 usuários no Instagram que criticavam uma organização independente de notícias das Filipinas.
O post Facebook identifica e remove novas contas falsas de propaganda pró-China apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos