A Bulgária expulsou dois diplomatas russos do país por suspeita de espionagem, informou a RFE na última quarta-feira (23).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do país, os diplomatas recrutavam e pagavam cidadãos búlgaros para ter acesso a informações confidenciais desde 2016.
Em nota à Embaixada da Rússia, a Bulgária ordenou que deixassem o país até sábado (26).
De acordo com a agência de segurança nacional, o objetivo dos espiãos era identificar os planos de modernização militar da Bulgária. “Eles queriam transferir segredos oficiais e de Estado para a inteligência militar de Moscou”, disseram os promotores do caso.
A embaixada russa negou as acusações e afirmou que irá “tomar medidas recíprocas” à decisão. Em janeiro, a Bulgária expulsou outros dois diplomatas russos por buscar informações confidenciais sobre a estrutura eleitoral do país.
Membro da Otan (Organização do Tratato Atlântico Norte), Sófia tem laços históricos com o Kremlin, de quem recebe boa parte de sua energia.
Além da Bulgária, outros países já expulsaram diplomatas e cidadãos russos por suspeita de espionagem em 2020, como a Áustria e Eslováquia. Os Estados Unidos também denunciam constantemente as supostas tentativas de influência russa nas eleições agendadas para 4 de novembro.
O post Diplomatas russos são expulsos da Bulgária por suspeita de espionagem apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos