Uma mulher de 50 anos, moradora da Vila Dominguinho, em Votorantim, foi vítima de um novo golpe praticado pelo celular
Segundo relatado no boletim de ocorrência, na quinta-feira (03), por volta das 7h, ela recebeu mensagens de um número desconhecido afirmando que teria algo para mostrar para ela. A vítima tentou saber quem era e não obteve resposta. Na sequência, o autor do golpe fez uma chamada de vídeo, que a vítima atendeu. Ao observar a tela do celular, notou que havia um órgão genital.
Como funciona o golpe
Ao atender uma ligação de vídeo, a imagem da pessoa aparece na tela da outra pessoa, e vice-versa. Em ambas as telas também aparece a própria imagem em menor tamanho.
Quando o golpista faz a chamada e exibe seu órgão sexual, ele faz um print da tela, na qual aparece o rosto da pessoa que atendeu a chamada e o órgão sexual dele, sugerindo que seja um sexo virtual.
Com essa imagem gravada, posteriormente o golpista passa a fazer chantagens para vítima, pedindo que ela pague determinado valor para não ter exposto o suposto sexo virtual na internet e para parentes.
Como se proteger
O ideal é não atender chamadas de vídeo de pessoas desconhecidas, mas caso a pessoa esteja esperando algum telefonema e resolva atender, o ideal é que tampe com o dedo a câmera frontal do celular até se certificar que a ligação é a esperada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos