Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Moçambique recupera 66 contêineres com madeira que seguia ilegalmente à China

Uma remessa de 66 contêineres com madeira ilegal retornou a Moçambique no último dia 16, segundo o portal All Africa. As toras já estavam em águas internacionais quando foram recuperadas pelas autoridades moçambicanas.

Traficantes teriam extraído a matéria-prima em agosto do ano passado. Agentes da alfândega apreenderam a carga em seguida no porto de Pemba, ao norte do país. Em dezembro, contrabandistas conseguiram retirar a carga da custódia e enviaram as toras para exportação.

Uma investigação identificou que o destino era a China. Após cinco meses, os 66 contêineres foram devolvidos, e outros dez devem chegar a Moçambique em breve.

Mais de 60 contêineres de madeira ilegal roubados retornam a Moçambique
Madeira contrabandeada ao sul de de Moçambique, agosto de 2012 (Foto: Divulgação/Andrew Ashton)

Moçambique é o terceiro maior exportador de madeira da África. O país exportou 2,6 milhões de toneladas de toras entre 2017 e 2020, cum lucro beirando US$ 1 bilhão. Quase toda a madeira extraída em Moçambique tem como destino à China.

O comércio, porém, ignora a lei que proíbe a exportação de toras moçambicanas, em vigor desde 2017. Um ano depois, a proibição foi reforçada por uma lei que proíbe a extração das principais espécies nativas do país, lista que inclui a madeira.

“Essa é uma vitória contra o crime organizado”, classificou o procurador-geral de Cabo Delgado Octavio Zilo. “Mas ainda precisamos de colaborações produtivas mais amplas com companhias marítimas e países do lado da demanda, como a China”.

As companhias marítimas CMA-CGM, da França, e Maersk Line, da Dinamarca, já anunciaram o embargo de toda a madeira da Gâmbia, outro país vítima de saques de madeira ilegal.

O post Moçambique recupera 66 contêineres com madeira que seguia ilegalmente à China apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox