Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Polícia da Alemanha prende empresário por vender equipamentos ao serviço secreto da Rússia

Um empresário da cidade de Leipzig, ao leste da Alemanha, foi preso nesta terça (18) por violar a Lei de Comércio Exterior. Em nota, a procuradoria federal alemã anunciou que o homem vendeu equipamentos para empresas de armamentos ligadas aos serviços de espionagem da Rússia.

Em busca na casa do empresário, a polícia encontrou provas da exportação de duas máquinas industriais para a Rússia em junho e julho de 2019. O suspeito é gerente de escritórios em Berlim e Leipzig,

O suspeito teria declarado um falso destinatário ao despachar as peças para a Rússia sem obter as licenças se exportação. Para ser legal, a transação deve contar com documentos que autorizem o uso do equipamento para fins militares, disse a Deutsche Welle.

Polícia da Alemanha prende empresário por vender equipamentos ao serviço secreto da Rússia
Ministério Público do Tribunal de Justiça Federal da Alemanha (Foto: Reprodução/Bundesanwaltschaft)

A empresa do suspeito serviu como intermediária nas negociações ao comprar e revender máquinas-ferramenta de alta qualidade a uma companhia de armamentos ligada ao serviço de defesa russo, disse um promotor.

O suspeito enfrenta acusações sobre falta de licenças, violação de proibições de exportações e ação em nome de agência de inteligência estrangeira, adiantou o portal Defense News.

A promotoria também acusa o empresário por violar regulamentos comerciais da Alemanha e fazer negócios com outras agências estrangeiras envolvidas no programa de mísseis da Rússia. Os promotores não detalharam o caso.

Tensão

A polícia da Alemanha apertou o cerco contra essas transações desde 2014, quando a Rússia anexou a região da Crimeia, na Ucrânia. Desde então, a UE (União Europeia) proibiu a venda de bens de dupla utilização – que poderiam ter uso militar – a empresas da Rússia.

Em 2020, Berlim se envolveu em uma crise diplomática com Moscou após o o envenenamento do opositor ao Kremlin, Alexei Navalny em agosto de 2020.

A chanceler Angela Merkel afirmou que reconsideraria o projeto do megagasoduto Nord Stream 2 caso a Rússia não investigasse o caso, pelo qual aliados de Navalny acusam Vladimir Putin.

O post Polícia da Alemanha prende empresário por vender equipamentos ao serviço secreto da Rússia apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox