Centenas de barcos pesqueiros chineses foram avistados perto da Linha de Limite Norte, que demarca a fronteira marítima entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, no Mar Amarelo, reportou nesta sexta (28) a agência de notícias ANI.
As embarcações operam ilegalmente na região há anos, dizimando espécies e causando incalculável prejuízo ambiental.
Um dos principais pontos de atuação ilegal dos pescadores fica ao norte da ilha sul-coreana de Yeonpyeong, onde a pesca de caranguejos é habitual. Por lá, houve uma pausa de cerca de um ano na atividade, durante o ápice da pandemia de Covid-19 na China. Mas os barcos já reapareceram.
Sob a promessa de liquidar de vez com a pesca por parte dos chineses, a Coreia do Sul anunciou nesta semana que usará drones e inteligência artificial para rastrear as embarcações ilegais.
Japão ajuda Indonésia no Mar do Sul da China
Enquanto a Coreia do Sul combate os pescadores chineses no Mar Amarelo, o Japão concedeu um navio de patrulha à Indonésia para prevenir a pesca ilegal do gigante asiático no Mar do Sul da China, nesta segunda-feira (24).
Conforme a agência japonesa Kyodo News, esta já é a segundo embarcação de patrulha fornecida pelo Japão. A Indonésia protesta contra a operação ilegal de navios de pesca chineses ancorados nas proximidades das ilhas Natuna. A área está acima da linha de “nove traços” da China, uma ampla região reivindicada por Beijing.
Além da Indonésia, a insistente presença de embarcações chineses em ilhas das Filipinas já desencadeou uma crise diplomática entre Beijing e Manila. Centenas de navios pesqueiros da China estão posicionados na Zona Econômica Exclusiva das águas territoriais filipinas desde abril.
O post Pesqueiros chineses irregulares são avistados na fronteira marítima entre as Coreias apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos