Correio de Piedade

Jornal Correio de Piedade - Acompanhe as últimas notícias de Piedade e região, economia, política, nacional, internacional, Tv, ciência e tecnologia.

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Justiça de Hong Kong prende manifestantes que tentaram fugir para Taiwan de barco

Sete cidadãos honcongueses que tentaram fugir de Hong Kong de lancha há dois anos para escapar de acusações relacionadas aos protestos antigoverno de 2019 foram condenados nesta sexta-feira (15) por “perverterem o curso da justiça”. A pena pode ir de sete e 10 meses de prisão, segundo informações da agência Reuters.

Com com idades entre 19 e 32 anos, eles faziam parte de um grupo de 12 pessoas que estavam a bordo de uma embarcação que partiu de Hong Kong a Taiwan em agosto de 2020, mas foi pego no mar pelas autoridades do continente. A maioria estava sob fiança e aguardando julgamento por violações relacionadas a manifestações pró-democracia.

Desse grupo, dez haviam sido condenados anteriormente após cruzarem ilegalmente a fronteira. Eles haviam sido julgados em um tribunal de portas fechadas em dezembro de 2020 em Shenzhen, uma cidade faz fronteira com Hong Kong no sul da China.

Protesto em Hong Kong, em outubro de 2019 (Foto: Studio Incendo/Wikimedia Commons)

A defesa argumentou anteriormente que os homens já haviam cumprido pena em uma prisão no continente. Porém, Newman Wong, vice-juiz distrital, declarou que eles “deram ao público uma sensação de desprezo pelo judiciário e um desafio deliberado ao sistema legal”.

Todos enfrentaram acusações ligadas a um movimento pró-democracia que organizou manifestações gigantescas em 2019. Muitos dos condenados na sexta-feira ainda enfrentam processos criminais separados que podem render penas ainda maiores.

No início desta semana, a veterana manifestante de 66 anos Alexandra Wong – conhecida como “Vovó Wong” e famosa por erguer uma bandeira britânica nos protestos – foi presa 32 semanas por participação nos atos de três anos atrás.

Em 2020, uma ampla lei de controle foi imposta à cidade, criada para criminalizar qualquer ato que acredite ameaçar a segurança nacional do território semi-autônomo de Hong Kong. Muitos líderes democráticos foram presos – entre eles ativistas proeminentes do CHRF, os ex-líderes Jimmy Sham e Figo Chan – ou fugiram. Temendo a perseguição, mais de 30 grupos da sociedade civil foram desfeitos.

O post Justiça de Hong Kong prende manifestantes que tentaram fugir para Taiwan de barco apareceu primeiro em A Referência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos

Traduza

Adbox