Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site da ONG Human Rights Watch
Por Jim Wormington
O golpe de Estado na Guiné, em 5 de setembro, causou ondas de choque na África Ocidental e nos mercados globais de commodities. A Guiné é o segundo maior produtor mundial de bauxita, o minério necessário para a produção de alumínio, e possui ricas reservas de minério de ferro, ouro e diamante. O golpe levanta três questões fundamentais sobre o futuro do setor de mineração da Guiné e se os guineenses vão se beneficiar da riqueza mineral do país ou continuar a pagar o preço por sua exploração.
A primeira é se o novo governo militar usará a receita lucrativa gerada pela mineração para promover o acesso dos guineenses a educação, saúde e a outros direitos humanos fundamentais. O setor de mineração forneceu US$ 544 milhões aos cofres do governo em 2018, mais de 30% do orçamento do Estado.
Depois de depor o presidente Alpha Condé, o novo líder militar da Guiné, Mamady Doumbouya, acusou-o de supervisionar a corrupção endêmica e de não usar os lucros da mineração para combater a pobreza generalizada.
O então líder do golpe anterior da Guiné, Dadis Camara, também começou com uma forte mensagem anticorrupção antes de sua queda repentina em 2009. Mas, em 2017, seu ministro de mineração foi condenado por aceitar milhões em subornos em troca de negócios de mineração. Este novo governo militar pode fazer melhor?
A corrupção é generalizada na Guiné, embora o ministério de mineração de Condé tenha realizado reformas para fortalecer a gestão das receitas de mineração, e em 2019 e 2020 começou a distribuir os lucros do setor de mineração para os governos locais pela primeira vez. A Guiné também tem participado regularmente da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativas (EITI), que exige que os governos publiquem as receitas que recebem das empresas de mineração.
Doumbouya disse que o país continuará comprometido com os princípios de transparência e boa governança promovidos pela EITI. Mas a própria EITI condenou o golpe da Guiné, que disse que poderia “minar o progresso na governança democrática e responsável”.
A segunda questão é se o tratamento das empresas de mineração com as comunidades que vivem mais próximas de suas operações vai melhorar.
Oficiais do governo e empresas de mineração elogiam o impacto da mineração nos empregos e na economia local, mas muitas comunidades dizem que a mineração está destruindo suas terras agrícolas, estragando suas fontes de água e mergulhando-as ainda mais na pobreza.
O governo de Condé fez muito pouco para garantir que as empresas de mineração respeitassem os direitos humanos. Permitiu que as empresas operassem sem planos de gestão ambiental e social adequados e ajudou as empresas a evitar o escrutínio público, mantendo muitas auditorias do governo e da empresa sobre os impactos da mineração em sigilo.
O novo governo da Guiné pode estar mais disposto a confrontar a poderosa indústria de mineração, com Doumbouya afirmando que “o respeito escrupuloso pelas normas ambientais e sociais por parte das empresas de mineração é essencial.” Mas uma transição prolongada para o governo civil corre o risco de enfraquecer ainda mais os ministérios do governo que supervisionam a mineração e atrasar reformas vitais, como um regulamento planejado para definir como as empresas devem compensar as comunidades pelas terras perdidas.
A terceira questão é o que acontecerá com os projetos de mineração futuros. Tanto o governo de Condé quanto os líderes do golpe prometeram que a Guiné processará mais bauxita em alumina, um produto intermediário necessário para a produção de alumínio, mantendo mais lucros da mineração dentro do país.
Mas as refinarias de alumina correm o risco de causar danos ambientais e aos direitos humanos adicionais, incluindo vazamento de lama vermelha tóxica. A maior mineradora da Guiné, La Société Minière de Boké (SMB), também está considerando enviar carvão da China para abastecer sua nova refinaria, o que aumentaria as emissões de carbono da Guiné e liberaria poluição atmosférica prejudicial.
O novo governo militar também indicou apoio para explorar os depósitos de minério de ferro da Guiné, que incluem Simandou, um depósito maciço de alto grau em uma floresta tropical biodiversa. A SMB detém os direitos de metade de Simandou, com a outra metade detida pela gigante mineradora global Rio Tinto e Chinalco, uma empresa chinesa apoiada pelo Estado.
O governo de transição da Guiné deve examinar de perto os planos das três empresas para desenvolver Simandou, que também requer a construção de uma ferrovia de 650 quilômetros. A rápida expansão da SMB na indústria de bauxita da Guiné desde 2015 teve impactos destrutivos sobre as terras e fontes de água das comunidades, enquanto a parcela da Rio Tinto possui uma mina de bauxita com décadas de idade, com seu próprio histórico preocupante de direitos humanos.
Tanto para Simandou quanto para outros contratos de mineração assinados sob a Condé, o novo governo deve garantir que os acordos, e a forma como foram concedidos, incluam salvaguardas adequadas para combater a corrupção e garantir o respeito pelos rigorosos direitos humanos e padrões ambientais.
As mineradoras não se incomodaram com o golpe. Mas, para uma indústria que se beneficiou tanto da supervisão limitada do governo Condé e da fraca regulamentação, a transição cria um risco maior de abusos dos direitos humanos e uma oportunidade de melhorar, se o governo e a indústria estiverem dispostos.
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