Um projeto de lei que tramita no Câmara baixa dos Estados Unidos quer que a Casa Branca não se refira ao mandatário da China, Xi Jinping, como “presidente”.
Chamado de “Lei do Nome do Inimigo”, o projeto foi protocolado no dia 7 de agosto e define que qualquer denominação diferente de “secretário-geral do Partido Comunista” seja proibida.
A proposição, assinada pelo deputado republicano Scott Perry, da Pensilvânia, entende que o termo refere-se ao líder de um regime democrático – e, para Perry, Jinping é um autocrata, revelou a CNN.
“Dirigir-se ao chefe de Estado da China como um ‘presidente’ garante a suposição incorreta de que o povo chinês legitimou o líder por meios democráticos”, argumentou Perry no projeto.
China e EUA vivem tensão bilateral sem precedentes desde a retomada das relações, nos anos 1970, com ataques mútuos. Há acusações de más relações comerciais, culpa na disseminação da Covid-19 e a aproximação de Washington com Taiwan.
Uma mudança na atribuição do cargo de Xi é mais uma “declaração política” que linguística, disse a professora da Universidade de Hong Kong Janny Leung. “É uma maneira de diminuir a legitimidade do Partido Comunista Chinês na atual tensão EUA-China”, explicou à CNN.
Títulos diversos
Entre os títulos oficiais de Xi Jinping, nenhum possui a palavra “presidente”, ainda que todos os líderes chineses utilizem a definição desde os anos 1980.
O líder de Beijing possui hoje três títulos principais: Chefe de Estado, Comandante-chefe do Exército e Chefe do Partido Comunista da China. O contexto define a utilização de cada um.
Quando utilizada a versão em inglês da mídia estatal, no entanto, o governo refere-se a Xi como presidente.
O post Projeto de lei quer que Casa Branca não se refira a Xi Jinping como ‘presidente’ apareceu primeiro em A Referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, evite comentários depreciativos e ofensivos